Andreas Almgren quebra novamente o recorde europeu dos 10 km em Valência

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

O sueco Andreas Almgren segue escrevendo seu nome na história do atletismo europeu. O medalhista de bronze mundial dos 10.000 m bateu neste domingo (11) o seu próprio recorde europeu nos 10 km de rua, ao vencer o 10K Valência Ibercaja com o tempo de 26min45s, oito segundos mais rápido que a marca que havia feito na mesma prova em 2025.

Almgren domina sozinho e reforça sua consistência

Mesmo sem o auxílio do marcapasso após o quarto quilômetro, Almgren liderou de ponta a ponta e cruzou a linha de chegada sob condições ideais, mas com leve vento contra nos metros finais. “Tive que puxar sozinho desde os três quilômetros, e isso sempre é duro. Ainda assim, sabia que tinha um tempo muito rápido em mim”, disse o sueco, que volta a competir em abril, em Drammen, na Noruega.

O resultado consolida um ciclo impressionante: em apenas 12 meses, Almgren quebrou quatro recordes continentais — nos 5000 m (12min44s27), nos 10 km e na meia maratona, quando se tornou o primeiro europeu a correr abaixo de 59 minutos (58min41s).

Pódio e marcas históricas

A corrida também registrou marcas expressivas. O etíope Khairi Bejiga, de apenas 19 anos, ficou em segundo com 26min51s, e o queniano Victor Kipruto completou o pódio com 27min17s. Ao todo, 35 atletas correram abaixo dos 28 minutos, um novo recorde coletivo da prova.

Com o tempo obtido, Almgren ocupa agora o 6º lugar no ranking mundial de todos os tempos, reforçando o protagonismo europeu em Valência, cidade que mais uma vez se confirma como terreno fértil para recordes mundiais e continentais.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp

Never miss any important news. Subscribe to our newsletter.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *