W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

O que fazer para se recuperar bem após uma prova

Entenda como a alimentação, a hidratação e uma rotina de exercícios planejada podem ajudar você a retomar os treinos sem sobrecarregar o corpo

Por: Juliana Mesquita - São Paulo - 25/07/2017
Compartilhe

Recuperação pós-prova Vida de corredora é assim. A gente mal cruza a linha de chegada de uma competicão e já está pensando em qual vai ser nosso próximo desafio. No entanto, antes de traçar um novo objetivo e pegar firme nos treinos, é importante atentar-se a um dos fatores mais importante da corrida: a recuperação pós-prova.

Voltar a treinar forte somente depois que o corpo estiver 100% é essencial para que seu condicionamento evolua sem grande risco de lesão. E os cuidados com isso devem começar assim que você passa pelo pórtico. “A atleta não pode simplesmente parar de correr ao terminar a prova. É preciso desacelerar de forma gradativa, buscando caminhar por alguns minutos. Essa atitude reduzirá os batimentos cardíacos progressivamente e permitirá que o sangue seja bombeado para áreas do corpo que tiveram redução de captação de oxigênio durante o esforço”, ressalta Felipe Sher, fisioterapeuta que atende pelo app GetNinjas.

Após a corrida, ainda é importante caprichar na alimentação para oferecer ao organismo nutrientes necessários para a regeneração muscular: carboidratos (frutas, grãos, pães e massa integrais), proteínas (iogurte, queijo, carnes), gorduras boas (azeite, castanhas), vitaminas e minerais. Hidratar-se corretamente também é fundamental nesse processo. Motivo: a água é essencial para manter o equilíbrio do corpo e permitir a entrada de nutrientes nas células.

Mais
5 alimentos que aceleram a recuperação muscular
Técnicas que ajudam a recuperar o corpo depois da corrida

No tempo certo
Cada organismo age de uma maneira, por isso, o tempo de recuperação pode variar de pessoa para pessoa. “Isso é algo que depende muito do condicionamento da corredora. Quanto mais preparada ela estiver para a prova, mais rápida será a recuperação e o retorno aos treinos”, frisa Lenina Matioli, médica do esporte. No entanto, em geral, é possível definir uma média de acordo com a distância que você vai fazer.

“Algumas pessoas sequer necessitam de descanso absoluto no dia seguinte a provas de 5 km e 10 km. Elas podem fazer uma atividade leve, sem impacto. Já depois dos 21 km e 42 km é preciso esperar, pelo menos, um ou dois dias para voltar a se exercitar”, orienta Fábio Luís da Silva Monteiro, professor de corrida e musculação da academia Ecofit Club, em São Paulo.

Recuperação ativa
Os treinos seguintes ao repouso total não devem ser fortes. Nesse momento, o indicado é optar por exercícios leves. “Trotes na água, natação, hidroginástica, caminhada, ciclismo e aulas de alongamento ajudam muito nessa fase. Essas atividades vão aumentar a irrigação sanguínea e a oxigenação dos músculos, o que acelera a recuperação”, garante Fábio. “Lembrando que a musculação dos membros inferiores deve ser retomada somente após três ou quatro dias após a prova, não comprometendo, assim, o processo de reconstrução dessas musculaturas”, complementa Felipe Sher.

O auxílio da fisioterapia
Muito mais do que tratar uma lesão, a fisioterapia pode tornar mais rápida a recuperação pós-prova e até mesmo treinos. “É possível, a partir de um atendimento constante e preventivo, cuidar do corpo do atleta e não apenas tratá-lo. Hoje, contamos com diversas técnicas de terapia manual que podem auxiliar na saúde das corredoras. O pilates também é um método interessante, que busca exatamente o equilíbrio entre corpo, mente e espirito”, finaliza Sher.

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO