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Os melhores exercícios para cuidar do coração

Entenda como a prática de atividades físicas pode ajudar a ter esse músculo mais saudável

Por: Caroline Sassatelli - São Paulo - 16/06/2015
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Fonte: Thinkstock

Sabia que começar a praticar exercícios pode ajudar, não só na tonificação corporal ou trazendo benefícios estéticos, mas também deixando o seu coração mais saudável? É o que atesta o diretor técnico da Inthegra, no Rio de Janeiro, João Paulo Póvoa, que ainda complementa dizendo que a melhor forma de cuidar do músculo cardíaco é sempre o manter em movimento, o que melhora o fluxo sanguíneo por todas as partes do corpo, bem como a pressão arterial.

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“Esses exercícios também aumentam o bom colesterol e diminuem a gordura corporal, além de prevenir a diabetes, artrite, derrame e a osteoporose”, esclarece Póvoa. Segundo o especialista, o ideal de movimentação diária seria de, aproximadamente, 10 mil passos, porém, as pessoas que não praticam nenhuma atividade física costumam se movimentar apenas dois mil passos por dia. Ou seja, essas pessoas precisam praticar também algum trabalho físico que complementasse esse número.

Assim, o professor sugere que sejam realizados algumas exercícios, como natação (equivalente a 6 mil passos), musculação (4,5 mil passos), spinning (nove mil passos) ou yoga (três mil passos), devendo o aluno adaptar a atividades à sua rotina para que consiga atingir o número de passadas mínimas diárias, tendo, dessa forma, o movimento ideal necessário para melhorar sua saúde. O diretor ainda acrescenta: “É recomendado que os iniciantes treinem, pelo menos, três vezes por semana, além de se movimentarem diariamente para gastar as calorias e evitar os problemas cardíacos”.

Póvoa recomenda que seja iniciado, primeiramente, um treinamento de força na academia, procurando realizar uma caminhada ou exercícios mais leves nos outros dias, devendo o aluno ser cauteloso para que não sobrecarregue as articulações com a combinação de treinos pesados, como, spinning, corrida ou subida de escadas.

Porém, fique atento: para saber o exercício que melhor se encaixa à sua rotina, não deixe de consultar a opinião de um médico especializado. Como indica o diretor técnico, é sempre importante manter o corpo em movimento e praticar exercícios, inclusive, para pessoas que sofrem com hérnia de disco ou problemas no joelho, por exemplo. Porém, antes de iniciar qualquer prática esportiva, converse com um profissional especializado que oriente seus pacientes conforme suas limitações.

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