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Escadas já!

Subir e descer degraus ajuda a definir as pernas e a melhora o desempenho na corrida

Por: Patrícia Orlando - São Paulo - 03/06/2013
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Foto: Thinkstock.

Sabe aquele dia em que você não está com disposição para ir até a academia? Que tal apostar num exercício que pode ser feito dentro de casa? Subir e descer escadas pode ser um complemento e tanto para a corredora. Isso porque essa atividade aumenta a força muscular, define os músculos da perna e melhora a função cardiorrespiratória.

Fazer esse exercício pode ser uma forma de adquirir mais performance nas pistas. “Com o ganho de força, a mulher gasta menos energia na hora de correr. Isto é, ela aumenta a resistência”, garante o professor Alexandre Evangelista, da Universidade Gama Filho, em São Paulo.

Em cada parte do exercício, há um estímulo diferente – o que torna essa atividade completa. Na subida é exigido fôlego extra, por isso, essa é a fase que mais favorece o ganho de força. “Já a descida favorece a hipertrofia (o aumento da massa muscular)”, explica Alexandre.

Como em todo esporte, a atividade na escada pode ser prejudicial à saúde se praticada em excesso. Assim, o recomendável é que o trabalho seja realizado até duas vezes por semana. “Apesar de não existir uma regra fixa sobre isso, inicialmente, é aconselhável contar de 80 a 100 degraus (entre subidas e descidas) por sessão de treino. Assim, não há tanto desgaste muscular”, afirma.

Mulheres com sobrepeso sedentárias devem evitar esse tipo de trabalho. A articulação pode ficar comprometida. “O excesso de peso, somado a músculos fracos, coloca a mulher em risco de lesão”, alerta Alexandre. Por isso, antes de incluir qualquer atividade aeróbia na sua rotina, é importante condicionar o corpo com musculação e caminhadas.

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