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6 dicas para correr bem a Rio City Half Marathon

Ajuste a hidratação, as roupas, o descanso e a estratégia de prova para ter bom desempenho nos 21,097 km

Por: Denis Fonseca - São Paulo - 03/04/2017
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Rio City Half MarathonNo próximo domingo (09/04), mais de 6.500 corredores vão participar da Rio City Half Marathon, umas das principais provas de 21,097 km do país. Com largada no Recreio dos Bandeirantes e chegada em São Conrado, a corrida tem percurso praticamente plano, um visual de tirar o fôlego (veja vídeo no final da reportagem) e é ótima para quem vai estrear na distância ou pretende bater seu recorde na meia maratona. A seguir, damos algumas dicas para você ter bom desempenho na prova.

Usa as roupas certas Segundo a previsão do tempo, na hora da largada (às 7h) a temperatura vai estar acima dos 25 oC. O forte calor pode atrapalhar um pouco a performance na corrida. “Utilize uma camiseta clara e de tecido leve, que facilite a evaporação do suor. Isso ajuda a minimizar um pouco os efeitos da temperatura elevada”, indica Marcelo Silva, treinador da assessoria esportiva MSRunning, no Rio de Janeiro.

Proteja-se do sol Nos primeiros quilômetros da Rio City Half Marathon, o sol ainda está baixo e os atletas correm de frente para ele. Usar viseira ou boné é uma boa para proteger os olhos e também o rosto dos raios solares – não precisamos dizer que é indispensável passar protetor no corpo todo antes de fazer exercícios ao ar livre, né?

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Capriche na hidratação A tendência é que você transpire bastante e perca muito líquido durante a prova, devido ao calor. Portanto, beba muita água já na véspera da corrida, para iniciar a meia maratona com o organismo bem hidratado. A estratégia de reposição de líquidos durante a Rio City Half Marathon varia de atleta para atleta. “Mas recomendo que o corredor pegue um copo de água em todos os postos de hidratação, mesmo se não estiver com sede, para ao menos molhar a boca”, diz Marcelo Silva. Sempre que possível, jogue água no rosto e na cabeça para minimizar os efeitos do calor.

Controle o ritmo Acelerar demais no começo da prova é um dos principais erros em provas longas. Isso pode fazer o atleta gastar muita energia nos primeiros quilômetros e quebrar lá na frente. “Segure a empolgação na largada e tente encaixar desde o início o ritmo planejado nos treinos”, indica Rodrigo Lobo, treinador da Lobo Assessoria Esportiva, em São Paulo. Uma boa dica é dividir a prova em três ou quatro partes, e deixar para apertar ritmo na porção final, caso esteja se sentido bem.

Poupe energia na véspera Evite caminhar muito ou fazer grande esforço físico no dia que antecede a meia maratona. Aproveite o sábado para realizar atividades relaxantes, como ler um livro, ver um filme… Assim, você dribla um pouco a ansiedade que costuma bater antes de um grande desafio. “Fazer uma massagem também pode ser uma boa para aliviar o estresse e tensões musculares que podem atrapalhar você durante a corrida”, afirma Rodrigo Lobo.

Não utilize nada novo “O atleta deve experimentar nos treinos todos os acessórios, roupas, tênis, alimentos e suplementos que vai utilizar na prova”, alerta Marcelo Silva. Motivo: quando você estreia um equipamento, não sabe ele gera alguma irritação, bolha, assadura ou qualquer outro tipo de desconforto (como ficar caindo o tempo todo). Descobrir isso em uma prova importante pode prejudicar seu desempenho. 

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