W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Como evitar a fadiga muscular

O incômodo é comum em quem exagera na intensidade do treino

Por: Patrícia Orlando - São Paulo - 16/07/2013
Compartilhe
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Uma dor aqui, outra acolá… Elas podem ser normais após um treino forte. Porém, quando isso se torna algo incessante, é sinal que é hora de modificar algum hábito. Se não der a devida importância à prevenção da fadiga muscular, ela irá ser uma pedra no caminho no seu treinamento.

O problema é causado por diversos fatores – e o exagero nas atividades físicas é o principal deles. “Com um esforço maior do que a musculatura agüenta, há uma tensão muscular excessiva, que depois acaba causando fortes dores”, explica a fisioterapeuta Tânia Fleig, do Núcleo de Conhecimento Técnico da Mercur. Isto é, você precisa reconhecer os seus limites para continuar praticando o exercício de forma saudável. “Além disso, muitas mulheres não fazem o repouso correto entre os treinos. Emendam uma sessão na outra, sem dias para descanso”, alerta. Segundo a fisioterapeuta, esse pode ser um agravante para o aparecimento da fadiga muscular, pois não deixa o corpo se recuperar.

Outro conselho da fisioterapeuta é a realização do alongamento após o treino. “Ele diminui a tensão muscular e articular – fazendo o caminho inverso da atividade física.” Uma técnica (que não é nada dolorosa) também pode ser utilizada: a da massagem com bolinhas de borracha. “Com movimentos circulares e leve pressão, os músculos relaxam e a circulação do corpo melhora”, aponta Tânia.

Além disso, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o incômodo pode ser mais presente se você tiver uma vida sedentária e uma alimentação desequilibrada. Assim, seguir um estilo de vida saudável e tomando todos esses devidos cuidados, a fadiga irá passar longe do seu dia a dia.

Obrigado por avaliar esta matéria.
75 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO