W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Sabe o que é um macrociclo?

Veja como planejar seu treinamento para estar no auge no dia da prova-alvo

Por: Mariana Gianjoppe - São Paulo - 16/09/2013
Compartilhe
Foto: Thinkstock.

Foto: Thinkstock.

O planejamento é fundamental para atingir os objetivos na corrida. Se você já escolheu uma prova como seu próximo desafio, uma boa estratégia é programar seus treinos a partir de um macrociclo.

O treinador Daniel Teodoro, da assessoria mineira Teo Esportes, explica: “Macrociclo é o período total de treinamento para uma competição-alvo. Ele tem início no primeiro dia de treino e geralmente termina depois de uma ou duas semanas da prova. É com base nele que estabelecemos as diretrizes de planejamento dos treinos, com a finalidade de cumprir uma meta específica”.

Com o macrociclo definido, é possível partir para a periodização, “que é justamente dividir esse grande período em ciclos menores, para conduzir o atleta ao pico de seu desempenho no dia da prova principal”, explica o treinador.

O macrociclo costuma ser desmembrado em quatro mesociclos:

Período de base – voltado ao condicionamento geral. São trabalhados estímulos variados (treinos contínuos, fartleks, intervalados).

Período específico – são trabalhados estímulos específicos para o corredor, de acordo com a prova ou o tempo que deseja alcançar. Se for um atleta que, por exemplo, tem como foco a maratona, são priorizados os treinos de volumes maiores.

Período competitivo – é a fase final de preparação para alcançar determinada marca ou distância. Deve-se diminuir volume e intensidade, preservando o corredor para a competição-alvo.

Período de transição – é a fase de recuperação após a competição-alvo. O corredor deve realizar atividades diferentes da corrida, como bike, natação ou trotes leves.

A duração de cada período depende do nível do corredor e de quantas semanas ele tem disponível até a competição. Para um macrociclo de 16 semanas, Daniel sugere a seguinte divisão:

Período de base: 7 semanas
Período específico: 5 semanas
Período competitivo: 2 semanas
Período de transição: 2 semanas

Obrigado por avaliar esta matéria.
5 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO