compartilhe

Treino

Retome o ritmo aos poucos após as festas

Treinador dá dicas de como voltar após alguns dias sem correr

Por
Redação

Nada como um feriado prolongado para relaxar, esquecer os problemas do trabalho, viajar com a família e divertir-se com os amigos. Mas se você aproveitou tanto a sua folga que não sobrou tempo para sequer uma corridinha, é bom retomar os treinos com cautela.

“Passar mais do que três dias sem fazer nenhuma atividade física pode prejudicar consideravelmente o condicionamento físico e a força muscular. Em média, a pessoa perde de 5% a 10 % do seu condicionamento a cada dia sem treinar”, afirma Fábio Alonso, o Tchê, coordenador geral da assessoria esportiva Trainer, de Curitiba.

Volte aos poucos

Nada de desespero. Para um corredor que estivesse treinando regularmente e seguindo uma periodização, uma semana é suficiente para recuperar o ritmo antigo. O importante é que, nos primeiros dias, o atleta não abuse.

“O corredor terá que fazer dois ou três treinos mais tranquilos, de menores intensidade e volume. Por exemplo, se antes ele rodava de 10 a 12 km por treino, o ideal é que abaixe esse volume para 7 km”, explica. “Se ele tentar forçar o ritmo, cresce muito o risco de desencadear lesões, normalmente provocadas pelo aumento brusco de intensidade e volume”, completa Fábio.

Mantenha a regularidade

O segredo para recuperar o tempo perdido não está na intensidade, mas, sim, na regularidade dos treinos. “Principalmente se você estiver no meio de um ciclo de preparo para uma prova-alvo, é essencial voltar logo à rotina de treinamentos”, aconselha o treinador.

E, para o próximo feriadão, leve o aprendizado: nada de ficar tanto tempo parado. “O ideal é não ficar tantos dias sem se exercitar. Nem que você tenha apenas meia hora para correr, use-a, isso já ajudará a manter o condicionamento. Ou então faça alguma outra atividade que exija esforço físico, como caminhada, ciclismo, esportes coletivos, escalada”, conclui Tchê.