W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Inclua uma prova de 16 km antes da meia-maratona

Distância pode ajudar na preparação do atleta que vai encarar os 21 km

Por: Olavo Guerra - São Paulo - 10/06/2014
Compartilhe
athenas-16k

Foto: Atilla Chopa.

Durante a preparação para uma meia-maratona, é importante que o atleta realize algumas outras provas em distâncias menores. “É fundamental não pular etapas, por isso, uma prova de 16 km para o atleta que está acostumado com 10 km, e pretende chegar nos 21 km, vai deixá-lo mais seguro”, afirma Adriana Genioli, diretora técnica da AG Assessoria Esportiva, de Fortaleza (CE).

“Vejo muitos atletas que pensam o seguinte: ‘quem corre 10, corre 20 km’, mas não é bem assim”, diz. “A meia-maratona tem mais do que o dobro dos 10 km, por isso, requer uma preparação específica e um pouco de experiência.”

 

ATHENAS 16K
Inscreva-se aqui para a prova

De acordo com a treinadora, a preparação para uma corrida de 16 km é bem parecida com a dos 21 km. Pode, inclusive, servir de base. “Há treinos leves, intervalados e longos. Além disso, as distâncias aumentam gradativamente.” Assim, o organismo se acostuma, aos poucos, com a carga de treinamento e diminui os riscos de sofrer uma lesão. “O segredo é a paciência para não aumentar muito nem o volume, nem a velocidade.”

O ritmo imposto na corrida deve ser um pouco mais leve do que o adotado normalmente nas provas de 10 km, já que a distância é maior. “Na largada, o atleta deve ter cuidado para não se empolgar e imprimir uma velocidade que não conseguirá manter até cruzar a linha de chegada, colocando em risco a corrida”, comenta Adriana.

A treinadora dá uma dica: “o ritmo constante, que deve ser aperfeiçoado nos treinamentos, é o mais importante para que o atleta tenha sucesso nos 16 km”. Quanto mais capacitado a manter uma velocidade constante o corredor estiver, melhor será seu desempenho.

Depois de completar uma prova desta distância, o corredor poderá intensificar um pouco mais os treinamentos para, em pouco tempo, alcançar os 21 km. “Respeite os limites de seu corpo e, se possível, procure a ajuda de um profissional de educação física especializado em corridas para obter ainda mais sucesso nessa transição”, completa.

Obrigado por avaliar esta matéria.
27 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO