W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Diferenças entre pisada neutra, pronada e supinada

Saiba qual é o seu tipo e melhore seu rendimento na corrida

Por: Bruno Lopes - São Paulo - 23/01/2015
Compartilhe
pisada

Foto: Thinkstock.

Correr não é apenas pegar o par de tênis e sair pelas ruas ou subir em uma esteira. Por trás das passadas, existem características especificas importante para ajustes gradativos, suaves e que reduzem possíveis sobrecargas em estruturas como o tornozelo, joelho, quadril e coluna. É o tipo de pisada, que pode ser neutra, pronada ou supinada.

Cada corredor possui um tipo de contato do pé com o chão enquanto corre. Quando você for realizar o teste para descobrir a sua – com ajuda de um fisioterapeuta, ortopedista ou educador com especialização em biomecânica –, fuja das avaliações superficiais sem supervisão e análise técnica diferenciada. Sempre busque laboratórios específicos.

Feito isso e identificado algum desvio na passada, deve-se tentar corrigi-lo. Palmilhas personalizadas e calçados adequados (com densidades específicas de solado), fortalecimento muscular e atividades de propriocepção são as alternativas.

Entrevistamos o diretor técnico Rodrigo Lobo, da Assessoria Esportiva Lobo, que explica os três tipos e suas diferenças:

Pisada pronada
Caracteriza-se por uma rotação interna (pisada para dentro) excessiva de quando o calcanhar toca o chão, havendo excesso de sobrecarga na região e comprometendo outras como o joelho, quadril e coluna, além do desperdício de energia.

Pisada neutra
Tipo que favorece uma boa distribuição de carga ao aparelho locomotor, evitando rotações de tornozelo e, consequentemente, lesões e desconfortos. Há um toque inicial com a base do calcanhar e a saída do pé do chão com a parte interna (hálux ou dedão).

Pisada supinada
É a oposta da pronada. Neste caso, o primeiro toque do calcanhar no chão se dá com sua parte externa. Há também uma sobrecarga localizada que pode gerar lesões e perda de rendimento.

Obrigado por avaliar esta matéria.
134 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO