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Crie metas e treine melhor

Educador físico dá dicas valiosas de como melhorar a sua performance

Por: *Bruno Gion - São Paulo - 14/07/2015
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Foto: Thinkstock

Está perdendo motivação? Não consegue atingir seus resultados? Tem se lesionado muito? Possivelmente você está precisando de novas metas! Se pensar em objetivos dá calafrios em você, calma: isto pode ser muito mais simples do que você imagina.

Para esta tarefa temos que começar a refletir sobre o cenário atual e avaliar as possibilidades de mudança. Está preparado? Vamos lá!

O primeiro passo é refletir sobre seu objetivo principal e todas suas variáveis:

  • Em quanto tempo eu quero atingir este objetivo?
  • Qual será minha dedicação para isto?
  • Quais são as principais barreiras para eu completar essa meta?

Este assunto nos remete para a mudança de estilo de vida, comportamento e crenças. Por exemplo, para quem gosta de correr, por vezes, a musculação parece chata e sem graça, mas provavelmente é a modalidade que vai proteger você de lesões e melhorar seu desempenho. A monotonia é uma barreira. Portanto, converse com seu professor para modificar o sistema de treinamento e deixar a atividade mais prazerosa.

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Outro ponto que pode influenciar o desempenho é a ansiedade de atingir rapidamente seus objetivos. Encare isto como um processo evolutivo e crie etapas com metas específicas e factíveis. Por exemplo, não necessariamente você deve correr sua prova antes da data. Além disso, intensificar o treinamento na semana anterior a prova não melhorará seu desempenho, pelo contrário. Um dos pilares do treinamento é o descanso.

Dentro do treinamento, este processo chama-se periodização de treinamento, composto por macrociclo (planejamento todo – anos ou meses), com mesociclos (semanas e meses) e microciclo (sessões de treino).

Bom, continue este processo com seu professor de educação física e lembre-se: as metas devem ser factíveis e bem específicas!

*Bruno Gion, Educador Físico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo

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