W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Cuidados para se dar bem em uma corrida noturna

Evite cinco erros que podem prejudicar seu desempenho na prova e sua recuperação muscular

Por: Adalberto Leister Filho - São Paulo - 25/08/2016
Compartilhe
corrida-noturna-sem-erros

Foto: Iguana Sports/Flávio Nascimento

Essa história é clássica: a pessoa treina duro, segue uma alimentação equilibrada, se dedica durante meses para uma prova e aí, no grande dia, comete algum erro que prejudica seu desempenho. E o risco de isso acontecer em uma corrida noturna tende a ser muito maior. Afinal, quando a largada é de manhã, você acorda, toma café e vai correr. Já à noite, tem praticamente um dia inteiro antes da corrida – tempo de sobra para cometer deslizes. Mas nos vamos ajudá-lo a escapar de ciladas.

1 – Respeite o descanso
As corridas noturnas geralmente são aos sábados, dia em que as pessoas estão de folga e costumam fazer diversas atividades que não conseguem executar durante a semana, como compras, tarefas domésticas, passeios etc. Evite isso! “Quem vai participar de uma prova à noite não pode ter um dia atribulado, repleto de atividades que exijam esforço físico. Procure passar o maior tempo possível do dia sentado ou deitado e descanse o máximo que conseguir”, orienta o treinador Rodrigo Lobo, diretor técnico da Lobo Assessoria Esportiva.

MAIS 
Corridas noturnas são ótimas para você quebrar seus recordes 
Faça seus melhores 21K à noite  
As vantagens de correr de manha e à noite  

2 – Alimente-se bem
Fique longe de doces, frituras e qualquer outra comida muito pesada, rica em gorduras (o churrasco na casa dos amigos e a feijoada com a turma estão cancelados nesse sábado, ok?). Sua alimentação deve ser rica em carboidratos e proteínas magras. No almoço, você pode comer, por exemplo, um macarrão com molho de tomate e um filé de peito de frango ou peixe branco. Já o lanche pré-prova deve ser feito cerca de uma hora antes da largada, com alimentos que  está acostumado a consumir. Veja aqui mais dicas do que comer antes de uma corrida noturna.

3 – Chegue cedo
Quando vai correr de manhã, você geralmente não tem problemas para ir até o local da prova, pois a cidade ainda está “dormindo”. Já à noite, o trânsito é mais intenso. Há gente indo para o cinema, o estádio de futebol, o bar… Portanto, saia mais cedo de casa. “Programe-se para estar com uma hora de antecedência no local do evento. Assim, você consegue se aquecer corretamente, usar o banheiro e se posicionar na largada sem pressão”, indica Rodrigo Lobo. A tensão provocada por chegar atrasado pode abalar seu lado psicológico e compromete bastante o resultado final.

4 – Use a roupa certa
À noite, a temperatura costuma ser amena e alguns atletas acabam exagerando na roupa, com medo de passar frio. Lembre-se que, quando você começa a correr, o corpo esquenta. Se estiver vestindo muitas peças, seu organismo pode ter dificuldade para dissipar o calor, o que acelera a fadiga e prejudica o desempenho. Teste no treino as roupas que pretende usar na corrida para não errar.

5 – Comemore com moderação
Cruzou a linha de chegada e conseguiu atingir sua meta de distância ou tempo? Parabéns! Mas seus cuidados não acabaram. “Após uma atividade física muito intensa, a atenção deve ser total. Isso incluir fazer um desaquecimento correto, massagem, fisioterapia e se alimentar e se hidratar bem”, comenta Ricardo D’Angelo, educador físico, doutor em ciência do desporto e treinador de Solonei Rocha, um dos maratonistas que representaram o Brasil na Olimpíada do Rio de Janeiro. Apesar da empolgação com o bom resultado, deixe para festejar com os amigos outro dia e procure ir para casa descansar. Assim, você permite que seus músculos se recuperem mais rápido. “Tome um banho relaxante, coma algo leve e não demore para dormir”, indica Rodrigo Lobo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Não sofra com a condromalácia patelar 
Música boa para correr!
Cuide da saúde do seu coração
Corrida ajuda a evitar Alzheimer
Prova de revezamento sem dúvida! 

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO