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5 educativos de corrida para a evolução no esporte

Saiba os métodos que trabalham a coordenação e técnica dos corredores

Por: Fernando Rocha - São Paulo - 19/08/2015
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educativosCorrida de rua é muito mais que uma paixão. É um estilo de vida que proporciona uma saúde muito mais forte e disposição para enfrentar o dia a dia. O corredor, a cada dia que faz esse esporte, tem sempre como objetivo evoluir e conseguir melhores resultados. Para isso, existem diversos educativos de corrida que ajudam a melhorar a coordenação das passadas.

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“São exercícios que visam deixar a técnica de pisada e passada mais eficientes, assim como a movimentação do tronco e braços”, explica o treinador Nelson Evêncio. O especialista recomenda que a atividade seja executada pelo menos duas vezes por semana, após aquecimento com corrida leve. Ela pode servir de complemento ao próprio aquecimento, antes dos treinos específicos de corrida.

O treinador Vinicius Nunes, da Lobo Assessoria Esportiva, listou cinco educativos de corrida que você pode começar a fazer agora mesmo:

Skipping

Talvez seja o exercício mais conhecido pelos corredores. É realizado por três tipos de variações: alto, médio e baixo. É utilizado para aprimorar entrada e saída do solo usando ponta e médio pé. Os treinos são específicos para longas e médias distancias de provas de até três mil metros.

Movimento:

Skipping alto – elevação alternada dos joelhos até a altura do abdômen, correndo no lugar.

Skipping baixo – elevação alternada dos joelhos até a altura dos quadris, correndo no lugar.

Anfersen

Está atividade é usada para trabalhar a amplitude de flexão e extensão do joelho e fortalecer a musculatura posterior da coxa. Há duas variações: alto e baixo. Serve com um aquecimento dinâmico.

Movimento: correr levando o calcanhar até o glúteo.

Drible

Excelente para auxiliar na amplitude do movimento e mobilidade da articulação do tornozelo. É frequentemente usado no aquecimento dos treinos e provas de corrida.

Movimento: corrida rápida elevando minimamente os pés com trabalho de braços veloz.

Soldadinho

Está atividade também é conhecida como chute alternado, utilizado para aprimorar o acúmulo de energia elástica na musculatura da panturrilha e melhorar o tempo de reação ao solo.

Movimento: chutes curtos, sempre tocando o solo somente com as pontas dos pés.

Hopserlauf

Sabe quando você praticamente tira os pés do chão durante a corrida? Essa é a fase aérea. A atividade hopserlauf é ótima para melhorar o tempo de reação ao solo e acumulo de energia elástica. Parece aquela maneira com que as crianças saltam.

Movimento: correr saltando e elevando os joelhos com os braços alternados.

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