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3 exercícios de respiração

Inspire e expire antes durante e depois dos treinos para melhorar o seu desempenho na corrida

Por: Redação - São Paulo - 18/07/2014
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Foto: Thinkstock.

 

A professora de yoga Wal Nunes, do Studio Yoga Integral, em São Paulo, ensina três exercícios de respiração que prometem melhorar seu desempenho no esporte – em todos eles, não se esqueça de manter o abdome contraído. Confira!

 

 

 

 

 

1.

Ilustração: Denis Takata.

 

Antes do treino: sentada numa posição confortável, tampe a narina direita e inspire e expire pela esquerda, por 40 segundos. Destampe e inspire e expire pelas duas narinas por 40 segundos. Por último, feche a narina esquerda e repita o exercício por mais 40 segundos. “Isso vai aumentar a capacidade torácica e, consequentemente, o fôlego, além de melhorar a percepção sobre seu corpo”, afirma Wal Nunes.

 

 

2.

Ilustração: Denis Takata.

 

Durante a corrida: enquanto dá as passadas, inspire pelo nariz contando até seis e expire pelo nariz contando até oito. “Mas lembre-se de respeitar o seu limite”, avisa a professora.

 

 

 

 

 

3.

Ilustração: Denis Takata.

 

Depois do treino: para baixar a temperatura do corpo, abra a boca, coloque a língua para fora e inspire e expire bem rápido por 1 minuto. Dê uma pausa de 1 minuto e repita a respiração por mais 1 minuto.

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