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Aposte no crossfit

Este método de treinamento funcional tem conquistado o mundo fitness. Aprenda uma sequência de exercícios intensos para ganhar um condicionamento físico completo

Por: Chris Biltoveni - São Paulo - 06/03/2014
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Fotos: Chris Parente.

O lugar na?o lembra em nada uma academia tradicional: e? um galpa?o ru?stico, sem espelhos, sem ar condicionado, sem glamour. Ali, voce? entra para treinar pesado e ser desafiado. Mas, ao contra?rio do que parece, o objetivo na?o e? tornar-se fisiculturista, e sim obter um condicionamento fi?sico geral. “O treinamento permite que voce? evolua em todas as capacidades: resiste?ncia cardiorrespirato?ria e muscular, agilidade, velocidade, pote?ncia, forc?a, coordenac?a?o, precisa?o, flexibilidade e equili?brio”, garante o treinador Caio Revite, da academia Crossfit SP, em Sa?o Paulo.

O nome crossfit vem da mistura de te?cnicas que o treinamento usa. Criado nos Estados Unidos, em 1995, mescla exerci?cios com peso corporal, ci?clicos (salto com corda, corrida) e com carga externa (usando kettlebells e medicine ball, entre outros equipamentos). Muitos movimentos lembram os do levantamento de peso e da gina?stica oli?mpica. “A diferenc?a para os outros me?todos de funcio?nal e? que o crossfit trabalha apenas com alta intensidade e na?o ha? exerci?cios de instabilidade”, diz Caio.

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A base do me?todo usa as func?o?es meca?nicas naturais do corpo – como avanc?ar, saltar, abaixar e arremessar – realizadas em ritmo acelerado, com va?rias repetic?o?es ou carga elevada. As aulas, sempre em grupo, sa?o divididas em tre?s partes: aquecimento, parte te?cnica (para aprender ou aprimorar os movimentos) e wod (workout of the day, exerci?cio do dia), que e? o momento mais esperado da aula. “Ai? entram os desafios, que envolvem corridas ra?pidas, abdominais no cha?o, flexo?es de brac?o, agachamentos completos, arremessos…”, completa. E na?o ha? rotina. As sesso?es sa?o diferentes a cada dia: o wod pode ser realizado por tarefa (maior nu?mero de repetic?o?es em tempo predeterminado), por tempo (tarefa no menor tempo, o mais ra?pido que puder) ou por carga (levantar a maior carga possi?vel). Porque moleza, no crossfit, na?o tem vez.

Confira a seguir uma sequência de exercícios usando barras, anilhas, bolas com peso, cordas e kettlebells: [slideshow id=91]

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