W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Suplemento ajuda a combater o vício em açúcar

Conheça o suplemento que diminui a vontade de comer doce, melhora o rendimento do seu treino e ainda pode ajudar você a emagrecer

Por: Daniel Braz - São Paulo - 11/08/2014
Compartilhe
Foto: Thinkstock.

Foto: Thinkstock.

Imagine esta situação: você toma um café da manhã saudável, faz de tudo para montar um prato equilibrado no almoço, mas, de repente, sente aquela vontade incontrolável de atacar um docinho no meio da tarde. Se for uma vez ou outra, tudo bem. Mas a verdade é que a maioria das mulheres não consegue passar um dia sequer sem ceder à tentação de comer um chocolate, saborear uma tortinha de morango ou tomar um sorvete.

É para solucionar essa necessidade por doce que muitas estão recorrendo ao picolinato de cromo, um suplemento desse mineral. “Ele realça o efeito da insulina no corpo, o que faz com que a glicose entre na célula de maneira mais eficiente, estabilizando os níveis de açúcar no sangue”, explica Paula Castilho, nutricionista da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, de São Paulo. Ela acrescenta que quem corre tem um benefício extra, porque a prática de atividade física potencializa o efeito do suplemento.

moderacaoComo funciona
Para compreender a ação do picolinato no seu organismo, é preciso que você entenda por que, de uma hora para outra, surge aquela vontade descontrolada de uma guloseima (ou de qualquer outro alimento com alto índice glicêmico). A nutricionista Vanderli Marchiori, diretora da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, afirma que há dois motivos. “Você pode apresentar um quadro de hipoglicemia (falta de açúcar na corrente sanguínea) ou, então, esse problema nem existe, mas o seu cérebro acredita que você precisa de mais glicose mesmo assim”, diz. Ao ingerir o picolinato, os níveis de açúcar na corrente sanguínea são normalizados e a vontade de atacar um doce desaparece – como consequência, você emagrece.

Muito além da tentação
Mas o picolinato de cromo não vai só controlar o seu desejo por chocolate, bolos e afins. Com o suplemento, o cansaço sentido durante os treinos também tende a diminuir. Isso porque, ao controlar o consumo de açúcar, o cromo faz com que as células recebam uma quantidade adequada de glicose, que será transformada em energia para o exercício. “Quando você abusa dos doces, suas células ficam resistentes à insulina. Com isso, a glicose não desempenha sua função, falta pique para correr e seu rendimento fica comprometido”, afirma a nutricionista esportiva Denise Entrudo, de Porto Alegre (RS).

E os especialistas garantem que o excesso de açúcar no sangue também afeta a absorção de proteínas (e, consequentemente, a recuperação muscular), prejudica a queima de gordura, atrapalha o funcionamento dos rins, causa flacidez e ainda aumenta o risco de catarata. E então, convencida a maneirar nas guloseimas?

Obrigado por avaliar esta matéria.
234 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO