W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Morre aos 86 anos Ed Whitlock, um dos melhores corredores veteranos do mundo

Canadense foi o primeiro atleta do mundo com mais de 70 a completar uma maratona sub 3h

Por: Lucas Imbimbo - São Paulo - 14/03/2017
Compartilhe
Ed Whitlock

Foto: Reprodução Todd Fraser/ Canada Running Series

Uma notícia triste para o mundo da corrida. Faleceu ontem (13/03) o corredor veterano Ed Whitlock, devido a um câncer de próstata. O canadense estava com 86 anos e, com recordes impressionantes, era um dos melhores atletas veteranos do mundo.

Em 2003, aos 72 anos, Ed se tornou a primeira pessoa com mais de 70 anos a terminar uma maratona sub 3h, ao completar a prova de Toronto (Canadá) em 2h59min10s. E não parou por aí! No ano seguinte, Ed diminuiu ainda mais sua marca, cruzando a linha de chegada da mesma corrida em 2h54min49s. Com o passar dos anos, atleta quebrou recordes nas categorias 70+, 75+ e 80+.

MAIS 
A corrida ajuda a combater diversas doenças crônicas   
Os benefícios da corrida para quem tem mais de 50 anos   

O início no esporte
Ed começou a correr ainda garoto, na escola, quando fez uma prova de pouco mais de seis quilômetros. Mesmo demostrando ter uma performance promissora, parou de treinar diversas vezes durante sua juventude, por diversos motivos. Aos 21 anos, ele decidiu aposentar o tênis de vez, quando se mudou para Ontário, para trabalhar como engenheiro de minas. Vinte anos depois, em 1979, voltou às pistas e correu um campeonato para atletas mais experientes. Ele venceu a prova de 1.500 m, mas não conseguiu encaixar o esporte na sua rotina e logo parou de treinar novamente.

Foi só depois de muita insistência de seus filhos que Ed voltou a correr, já aos 60 anos, quando se tornou um fenômeno e quebrou vários recordes. Além dos 42K sub 3h aos 70 anos, ele fez uma prova de 5K em 18min45s aos 75 anos, completou uma meia maratona abaixo de 1h30min, aos 76 anos, e conquistou muitos outros resultados impressionantes. No ano passado, aos 85 anos, Ed Whitlock terminou a maratona em 3h56min33s e a meia maratona em 1h50min47s.

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO