W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

De fumante a maratonista

Juliano Serafim começou a correr para aliviar as tensões do trabalho. Tomou gosto pelo esporte, emagreceu 28 kg e completou uma meia maratona em menos de 1h30′. Além de tempos, ele tem deixado o cigarro para trás

Por: Mariana Gianjoppe - São Paulo - 06/09/2013
Compartilhe

juliano

Foi um momento conturbado na vida profissional que fez o paulista Juliano Serafim entrar para o mundo da corrida, em 2010. Nas ruas, encontrou o alívio para suas tensões. E não demorou muito para tomar gosto pelo esporte, principalmente ao ver o resultado na balança: antes de calçar os tênis, pesava 95 kg, para os seus 1,72m, e não estava nada satisfeito com a sua aparência. Com os três anos dedicados à corrida, já foram 28 kg perdidos!

O ponta pé inicial para tanta mudança foi a decisão de correr o Circuito da Riviera de São Lourenço, em novembro de 2010. Ele concluiu a prova de 6 km em um total de 54 minutos –  pode parecer muito para qualquer corredor um pouco mais experiente, mas, para ele, foi uma verdadeira glória. Naquele momento, decidiu transformar a corrida em um hábito. “Tenho que tomar banho e escovar os dentes todos os dias, não é? Correr é a mesma coisa”, afirma Juliano.

Foi assim que conseguiu evoluir. Desde o começo, obrigava-se a correr todos os dias, primeiro 6 km, depois 8 km, e cada vez mais perdendo peso. Como consequência, sua performance também foi melhorando. Participou de tantas corridas de rua que perdeu as contas (mas guarda uma caixa com todas as medalhas) e ele próprio se cobrava para que  fizesse cada prova com um tempo menor do que a anterior. Encarou esse desafio sozinho, sem o incentivo de ninguém – muito pelo contrário, familiares e amigos achavam esse novo estilo de vida um exagero e duvidam que continuasse por muito tempo. E as dores então? Eram muitas, cada hora em um lugar diferente.

Antes e depois de Juliano Serafim: transformação com a corrida.

Antes e depois de Juliano Serafim: transformação com a corrida.

Mas ele não desistiu. Mais tarde, sentiu a sentiu necessidade de ter o acompanhamento de uma assessoria esportiva, para progredir seus tempos e encarar desafios maiores. Com a ajuda dos treinadores da Vitalità Qualidade de Vida, a evolução foi rápida e a maior prova de todo seu empenho veio em julho deste ano: completou a meia maratona Golden Four Asics em 1h28’19”, ficando em 240º na colocação geral.

E tem mais: incentivado pelo universo saudável da corrida, ele parou de fumar há seis meses – antes, fumava quase dois maços de cigarro por dia. Pai de duas meninas, de 3 e 8 anos, ele tem influenciado toda a família a se mexer – sua esposa já corre há um ano e eliminou 10 kg.

O próximo desafio? Já está chegando. É a Maratona Internacional de São Paulo, no dia 6 outubro. “Condicionar a mente é muito mais difícil do que o corpo. Correr está na mente e não nas pernas”, ensina o corredor de 33 anos, com a moral de quem é exemplo de superação.

Caixa com todas as medalhas já conquistadas por Juliano na corrida.

Caixa com todas as medalhas já conquistadas por Juliano na corrida.

 

Obrigado por avaliar esta matéria.
8 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO