W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Amador profissional

No mês passado, ele completou sua primeira maratona no Rio de Janeiro em 3h33. Aos 32 anos, o paulistano Cleber Pereira também apresenta no currículo boas marcas em provas com distâncias menores. Conheça a história desse corredor amador que tem a fibra e a vontade de um profissional

Por: Kauana Araújo - São Paulo - 08/08/2013
Compartilhe
Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Em um dia chuvoso, Cleber ficou preso na academia em que malhava. Para esperar a chuva passar, decidiu correr na esteira a fim de matar o tempo – e acabou ficando nela por 1h20. No dia seguinte, ficou intrigado: estava com o corpo todo dolorido, mesmo sendo uma pessoa ativa desde pequeno.

Decidiu, a partir de então, encaixar a corrida depois de seus treinos. Não bastou muito tempo para inverter a sua prioridade – a musculação virou complemento e a corrida passou a treino principal. No começo, garante que não corria por um motivo específico, somente para manter a boa forma. “Quando percebi melhoras significativas em pouquíssimo tempo, comecei a aumentar a velocidade e a distância. A partir daí, passei a estabelecer metas, como, por exemplo, correr a 10 km/h durante uma hora”, lembra.

O tempo passou e hoje Cleber soma quatro anos correndo. Nos dois primeiros, garante que não seguia planilhas – e, por isso, não atingia as metas que colocava. Por indicação de um amigo, começou a treinar com Geovani Braga, ex-atleta profissional e uma pessoa com muitos conhecimentos sobre atletismo e competições. A partir daí, foi melhorando seus tempos e passou a ter mais disciplina e integridade nos treinos.

No entanto, por causa do acúmulo de tarefas, Cleber se viu obrigado a deixar a assessoria de Geovani. Mas, apesar disso, continuou a treinar fazendo suas próprias planilhas – foi assim que se preparou para a sua primeira maratona. E treinou duro, sempre estimulado por uma ótima trilha sonora – que, segundo ele, a música é sua aliada em todas as sessões.

Em julho deste ano, após completar sua primeira maratona em 3h33 (marca excelente para um corredor amador que treina sozinho), resolveu encarar outro desafio: melhorar o tempo em uma meia maratona. Fechou a Golden Four de São Paulo, também no mês passado, em 1h25, superando seu melhor tempo (1h28 na Meia de Sampa, em 2011).

Para o ano que vem, deseja continuar pelo mundo de maratonas e pretende baixar seu tempo para 3h10 – uma inspiração e tanto para quem quer, assim como Cleber, incrementar o rendimento nas pistas.

 

 

 

Obrigado por avaliar esta matéria.
5 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO