W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

37 kg eliminados com a ajuda da corrida

Fernando Lopes saiu do sedentarismo, parou de fumar e adotou uma dieta saudável para perder peso e ter mais saúde

Por: Olavo Guerra - São Paulo - 04/12/2014
Compartilhe
fernando-37kg

Fotos: Arquivo pessoal.

Quando se vive uma vida sedentária – incluindo uma alimentação desregulada e vários cigarros fumados ao longo do dia –, é provável que a tristeza faça parte da rotina da pessoa. Esse é o caso do carioca Fernando Lopes, 36 anos. Ele levava seu dia a dia com esses padrões e a consequência disso veio em 2012. “Fui assistir a um evento de MMA. Lá, tirei uma foro com Renata Aymoré (foto abaixo), apresentadora do canal Combate. Quando cheguei em casa e vi a foto, não acreditei. Estava muito acima do meu peso”, lembra. “Fui direto até a balança e constatei que estava com 109 kg. Fiquei chocado”, relata.

Ele começou a recordar das brincadeiras dos amigos do trabalho e as usou como incentivo para mudar. “’Você consegue amarrar seu tênis?’, ‘Você está parecendo uma bola!’ Essas eram algumas das que eu mais escutava, mas não me incomodava. A foto, de fato, foi o divisor de águas.”

O dia 5 de maio de 2012 foi o começo da reviravolta. “Optei por voltar do trabalho para casa caminhando, uma média de 1,5 km”, conta. Isso se tornou rotina. O próximo passo foi iniciar sua reeducação alimentar. “Precisava cortar as coisas que mais gostava e que quase todos os gordinhos sabem o que é: pães, refrigerante, alimentos lotados de açúcar, frituras e doces.”

fernando-apresentadora

Foto: Arquivo pessoal.

Cerca de 18 dias desse novo estilo foram o suficiente para que alguns quilos fossem eliminados. “Resolvi aumentar um pouco mais meu trajeto, caminhando até o Bosque da Freguesia, em Jacarepaguá, o que dava cerca de 4 km”, revela. Lá, ele via vários corredores e sonhava em ser como eles. Mas havia um problema” “Eu fumava há 12 anos e não conseguia correr, pois me faltava um gás”. No dia 31 de maio de 2012, Fernando finalmente largou o vício.

Aos poucos, adicionou trotes em seu treino diário. “Caminhava dois minutos e corria um. Melhorava a cada dia e só tirava o domingo para descansar.” A corrida estava cada vez mais presente em sua vida – e os quilos cada vez mais ausentes. Era a hora de ter novos objetivos.

Sua primeira meta como corredor foi uma prova de 5 km, ainda em 2012. No mesmo ano, encarou os 10 km do Athenas 21K. Fernando evoluía rapidamente e resolveu encarar um desafio ainda maior: os 21 km da Golden Four ASICS, em abril do ano passado. Todas as distâncias foram superadas e seu peso saiu dos assustadores 109 kg para 72 kg.

“Com toda essa experiência de vida e luta para sair do sedentarismo, resolvi fazer uma página no Facebook onde conto tudo com fotos, relatos e vídeos dos meus treinos e corridas, além de histórias de amigos que também resolveram pular do sofá.” O Projeto Saia do Sofá e Diga Não ao Sedentarismo já conta com mais de 14 mil curtidas.

O último grande relato contado por lá foi a participação naquele que era o seu grande sonho. “Depois de dois anos de treinos e dedicação, consegui completar minha primeira maratona, aqui mesmo no Rio”, diz. “Não caminhei, não trotei. Corri o percurso todos em 4h31’. A cada quilometro, passava um filme em minha cabeça. Todo o sofrimento da reeducação alimentar, as caminhadas… Valeu muito mesmo!”

Além do Facebook, você pode acompanhar as superações diárias de Fernando em seu canal no YouTube.

Tem uma história bacana com a corrida, envie um e-mail para redacao@iguanasports.com.br e ela poderá ser contada aqui!

Obrigado por avaliar esta matéria.
46 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO