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Sedentário, eu?

Especialista afirma que é necessário você gastar, no mínimo, 2220 calorias por semana com atividade física para não fazer parte desse grupo

Por: Marcio Marega e Tamyris Cardoso* - São Paulo - 29/01/2014
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Foto: Thinkstock.

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Você sabia que sedentarismo não é apenas a ausência de atividade física? De acordo com especialistas, o conceito não se aplica necessariamente à falta de uma atividade esportiva. Aos olhos da medicina moderna, indivíduo sedentário não é aquele que fica parado – é aquele que gasta poucas calorias por semana com atividades ocupacionais. Para deixar de fazer parte desse grupo, dizem os experts, é necessário você gastar, no mínimo, 2220 calorias por semana em atividades físicas.

Por que faz tão mal
Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, 70% da população mundial é sedentária. E a falta de atividade física, somada a uma alimentação não balanceada, é responsável por 54% do número de mortes por infarto. Sem contar os casos de hipertensão arterial, diabetes, obesidade, ansiedade, aumento do colesterol… Tudo isso porque levar uma vida sedentária gera alterações no nosso corpo, provocando o desuso dos sistemas funcionais. O aparelho locomotor e os demais órgãos solicitados durante a prática de atividade física entram no processo de regressão funcional e acabam causando todos esses problemas.

Movimente-se
Em contraponto, um estilo de vida ativo pode ajudar a reduzir o risco de morte em até 40% porque ajuda a baixar os níveis de colesterol e a melhorar o controle do diabetes, além de auxiliar no equilíbrio da pressão arterial e incrementar a capacidade respiratória.

Para isso, bastam atividades físicas simples, como caminhar, correr, pedalar, dançar e até mesmo subir escadas – desde que você gaste, no mínimo, 2220 calorias por semana. Quer exemplos? Adote quatro dias na semana para fazer uma caminhada, prefira as escadas ao invés do elevador, estacione o carro em um local um pouco mais distante do seu destino, dispense a escada rolante nos shoppings e levante para falar com o colega ao invés de chamá-lo pelo telefone ou pelo computador.

Incluir uma atividade física regular no seu dia a dia e realizá-la com prazer é um recurso insubstituível para a saúde e a qualidade de vida. E não esqueça: antes de iniciar um programa de atividade física, é muito importante um check-up do coração, um eletrocardiograma, um teste de esforço e uma consulta com um cardiologista. São cuidados que podem dar muito mais segurança ao seu exercício.

 

* Marcio Marega é fisioterapeuta e educador físico do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, e Tamyris Cardoso é aluna da pós-graduação da instituição.

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