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Os perigos com o excesso da gordura corporal

Várias doenças podem afetar as pessoas que sofrem com este problema

Por: Fernando Rocha - São Paulo - 21/07/2015
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Sangue

Foto: Thinkstock

Comer alimentos gordurosos com frequência pode trazer um grande perigo para a saúde. Além do risco de doenças cardiovasculares, o excesso pode causar problemas nas artérias, no cérebro e provocar doenças como diabetes e obesidade. É necessário ter uma dieta saudável para que a qualidade de vida seja garantida.

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É preciso ter cuidado com o aumento de gordura no sangue, as altas taxas de colesterol ruim e de triglicerídeos. O níveis elevados podem causar infarto, derrame cerebral, entre doenças cardiovasculares. Caio Focássio – médico paulista – alerta sobre o perigo da má alimentação. “Algumas enfermidades sérias surgem, pois o LDL (colesterol “ruim”) se deposita nas paredes das artérias causando estreitamento desses vasos e transformando-se numa doença chamada aterosclerose.” Ainda de acordo com o especialista, está é uma das causas mais comuns de mortalidade no mundo.

Alimentação adequada no dia a dia é, como todos nós sabemos, importantíssima. Saladas, frutas e alimentos sem gorduras devem ser incluídos de forma regular. Atividades físicas também são primordiais para uma maior longevidade com qualidade.

Os maus hábitos (fumos, alimentos gordurosos e noites mal dormidas) e o sedentarismo devem ser evitados. Abaixar e controlar as taxas de colesterol e triglicérides no sangue devem ser mantidas inferiores a 200mg/dl. Uma dieta balanceada é o ideal para conseguir adequar os níveis. Caso esteja fora do normal, uma médico e um nutricionista devem ser procurados o mais rápido possível.

Confira abaixo algumas dicas do Doutor Caio Focássio contra o aumento do índice de gordura corporal:

  • Evitar gorduras e carnes, enlatados, embutidos, chocolate e manteiga;
  • Preferir carnes brancas (peixes e aves);
  • Não reutilizar o óleo;
  • Controlar a ingestão de bebida alcoólica;
  • Reduzir o consumo de carboidratos brancos;
  • Controlar o peso;
  • Manter atividade física regularmente;
  • Evitar o cigarro.
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