W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Hemorroidas: mitos e verdades

Pimenta pode causar hemorroidas? Andar de bicicleta agrava o problema? Sexo anal contribui ou não para piorar o quadro? Esclareça aqui – e de uma vez por todas – suas dúvidas sobre o assunto

Por: Chris Biltoveni - São Paulo - 08/10/2013
Compartilhe
Foto: Thinkstock.

Foto: Thinkstock.

Elas nada mais são que veias inflamadas ou dilatadas localizadas no canal anal – uma espécie de varizes no ânus. Durante o movimento intestinal, essas veias do canal anal dilatam-se e retraem-se, geralmente voltando ao tamanho normal. No entanto, o esforço repetido para evacuar, seja por intestino preso ou fezes endurecidas, pode dificultar o processo de drenagem do sangue e provocar a formação de hemorroidas, cujo sintoma mais comum é o sangramento.

Ainda que não constituam um problema de saúde muito sério, as hemorroidas são uma barreira para muita gente – quase sempre, pelo constrangimento em relação ao tema. Por isso, convidamos o cirurgião Silvio Gabor para esclarecer o que é verdade e o que é mito quando o assunto é hemorroidas.

Ficar sentado muito tempo no vaso sanitário favorece o aparecimento de hemorroidas.
Mito. Segundo Silvio Gabor, não é o ato de ficar sentado que causa o problema, mas sim o hábito que o indivíduo constipado tem de permanecer muito tempo no banheiro fazendo força para evacuar, aumentando a pressão sobre as veias hemorroidárias. “Se você apresenta um bom funcionamento intestinal, nada acontecerá se passar horas nessa posição”, garante.

Alimentos picantes provocam hemorroidas.
Mito. A ingestão de condimentos não causa hemorroidas. Porém, pessoas que já têm a doença não devem consumir esses alimentos pois eles podem irritar os tecidos inflamados, piorando os sintomas.

Quem tem prisão de ventre apresenta mais tendência ao problema.
Verdade. A pessoa que sofre com constipação intestinal acaba fazendo esforço repetitivo durante as evacuações e isso pode levar ao crescimento das veias, fazendo com que as hemorroidas internas se exteriorizem.

Andar a cavalo ou de bicicleta contribui para o aparecimento das hemorroidas.
Mito. Isso só acontece se o indivíduo passar boa parte do dia em cima da cela ou do selim. Já quem tem o problema deve evitar ciclismo e equitação, uma vez que nessas atividades há pressão sobre a região anal.

A gestação favorece o surgimento de hemorroidas.
Verdade. Isso pode acontecer em razão do aumento de peso e da pressão exercida na região pélvica. No entanto, a disfunção é mais comum em quem já apresentava prisão de ventre antes de engravidar.

Hemorroidas sempre causam dor na região anal.
Mito. A dor não é um sintoma obrigatório, depende do tipo de hemorroida. “As hemorroidas só incomodam quando estão exteriorizadas”, afirma Silvio.

Sexo anal provoca hemorroidas.
Mito. O ato sexual pode causar microtraumas e fissuras na região, mas não chega a ser a causa do problema. “Geralmente, há ocorrência de lesões por falta de relaxamento da musculatura local e de lubrificação”, diz o médico.

Hemorroidas causam câncer.
Mito. Alguns sintomas da doença, como sangramento, por exemplo, são parecidos com os que a pessoa apresenta quando tem câncer do reto ou do ânus, mas uma coisa não leva à outra. “O importante é, ao primeiro sintoma, procurar um médico para obter o diagnóstico correto”, finaliza o cirurgião.

Obrigado por avaliar esta matéria.
307 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO