W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Corredor: evite lesões no tornozelo

Fazer treinos de propriocepção, usar o tênis correto e conhecer bem o piso do percurso são medidas importantes para evitar torções

Por: Fernando Rocha - São Paulo - 18/08/2015
Compartilhe
Tornozelo

Foto: Thinkstock

A corrida é um dos esportes mais praticados no mundo. Capaz de melhorar a qualidade de vida e o bem-estar, essa atividade física necessita de alguns cuidados para que lesões não surjam – o que pode ocasionar interrupções em seu momento esportivo. O tornozelo, por exemplo, é um dos locais mais propícios a sofrer com o problema.

Apesar da liberdade que o esporte oferece – afinal, é possível correr em quase todos os lugares –, alguns solos devem ser evitados. Percursos irregulares, com buracos e ondulações, são perigosos e podem causar uma torção no tornozelo. Por isso, de acordo com professora de educação física Adriana Lobo, é necessário procurar terrenos estáveis e que ofereçam uma melhor condição para uma pisada segura. “A atenção durante a corrida também é muito importante”, diz a profissional.

VEJA MAIS:
Lesão no joelho: fortalecer o quadril ajuda a evitar
Volta aos treinos sem lesão
Volte aos treinos após a lesão muscular

O corredor deve evitar treinar cansado, já que a falta de concentração pode ser comprometida com o esgotamento físico. Outro ponto destacado por Adriana é a capacidade de sentir o chão, que fica afetada devido à fadiga. “Padrões biomecânicos durante a corrida ficam comprometidos caso você não esteja com o corpo preparado”, alerta.

Se você corre com dor, isso também pode atrapalhar os padrões biomecânicos. “A possibilidade de uma entorse durante a corrida é muito grande. Evite!”, enfatiza a professora.

Todo o corredor precisa conhecer o piso onde se pratica a corrida. Além de ser importante para o desempenho, evita que o atleta tenha surpresas no caminho.

O calçado certo é fundamental na hora de correr. Escolha um confortável, com boa absorção de impactos. “O cabedal do tênis precisa ser firme, para assim oferecer controle durante as passadas”, indica Adriana.

Confira outras dicas importantes da especialista:

  • Evite piso molhado, pois além de ficar mais escorregadio, a possibilidade de torcer o tornozelo é muito grande.
  • Os exercícios de propriocepção são muito importantes. Além de ajudar a reduzir chances de entroses, dão estabilidade durante a corrida.
  • O alongamento deve fazer parte da vida do esportista. Preparar o corpo para choques e impactos é fundamental para que o corredor não tenha lesões. “O aquecimento articular antes da parte principal do treino, ajuda a lubrificar as articulações”, explica a especialista.
  • Aposte nos educativos de corrida – principalmente se estiver iniciando no esporte. “Estes exercícios ajudam a melhorar a técnica de corrida, bem como a coordenação e também a propriocepção”, completa Adriana.
Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO