W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Coração forte

Mais um benefício do Yoga comprovado cientificamente. Ela ajuda o coração a ficar mais saudável. Leia aqui.

Por: Thays Biasetti - São Paulo - 24/07/2013
Compartilhe
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Uma pesquisa publicada no International Journal of Medical Engineering and Informatics mostra que variabilidade do ritmo cardíaco é maior em praticantes de Yoga. O estudo feito por Ramesh Kumar Sunkaria, Vinod Kumar e Suresh Chandra Saxena do departamento de engenharia elétrica do Instituto Indiano de Tecnologia em Roorkee, em Uttrakhand, Índia, avaliou dois grupos pequenos de homens para verificar se praticantes de Yoga podem melhorar a saúde do coração. A pesquisa mostrou que a prática de Yoga deixa o coração mais saudável por causa de exercícios respiratórios, alongamentos, posturas, relaxamento e meditação.

O sistema nervoso automático regula o ritmo do coração através dos sistemas simpático e parassimpático. O simpático aumenta o ritmo e o parassimpático diminui. Quando funcionam bem juntos, os dois mantêm o ritmo do coração estável, mas pronto a responder a mudanças.

Oitenta e quatro voluntários saudáveis, com idade entre 18 e 48 anos, tiveram o HRV (variabilidade do ritmo cardíaco) dos eletrocardiogramas analisados, sendo que metade praticava Yoga e a outra metade não. A equipe concluiu que nos voluntários que praticavam havia um alongamento do controle parassimpático (vagal), o que indica um melhor controle automático do ritmo do coração.

Obrigado por avaliar esta matéria.
3 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO