W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Beber água ajuda a proteger o coração

Bebida deve ser sempre a escolhida na hora que bater a sede

Por: Olavo Guerra - São Paulo - 15/04/2015
Compartilhe
agua

Foto: Thinkstock.

Você bebe bastante água ao longo do dia? Pois saiba que isso pode ser muito bom para o seu coração. Pesquisadores da Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, realizaram um estudo com 20.000 pessoas que eram Adventistas do Sétimo Dia. Mas por que apenas seguidores desta religião? Pois eles têm uma rotina saudável se compararmos com a sociedade ocidental moderna: não fumam, não bebem e se alimentam com opções nutritivas.

LEIA MAIS
Mitos e verdades sobre alimentação
Corpo sempre hidratado
Água e isotônico: quando beber?

Ao todo, os cientistas monitoraram 12.017 mulheres e 8.280 homens por um período de seis anos. O pré-requisito era que todos estivessem saudáveis e sem doenças no início do estudo.

O primeiro ponto que chamou a atenção dos pesquisadores logo na entrevista inicial foi a grande quantidade de água que os adventistas bebiam.

Ao fim da pesquisa, os cientistas descobriram que os homens que consumiam mais de cinco copos de água (com 240 ml cada) reduziam em 40% o risco de sofrer problemas cardiovasculares graves. Entre as mulheres, a diminuição foi de 35%.

O curioso é que outros líquidos, como chás, café, sucos e refrigerantes não tiveram este mesmo efeito “protetor”. De acordo com os especialistas, a água faz com que o sangue fique mais fino, diminuindo o risco de eventos que geram trombose, ou seja, reduzindo o risco de obstruções agudas nas artérias – um dos causadores do infarto. Os néctares (sucos de caixinha, industrializados) e o refrigerante, inclusive, tiveram efeito negativo neste processo.

Outro dado curioso da pesquisa é que os adventistas que tomavam três copos de suco de fruta por dia tinham concentração de triglicerídeos no sangue 50% maior que os que só bebiam água. O nível alto de triglicerídeos está relacionado com o aumento do risco de diabetes e eventos cardiovasculares.

Independente do seu credo, o resultado da pesquisa não deve fazer com que você nunca mais beba um copo de suco ou uma xícara de café. Contudo, quanto mais água beber, melhor será a sua saúde.

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO