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10 atitudes para ativar a circulação

Medidas simples podem ajudar o sangue a circular corretamente pelo organismo

Por: Chris Biltoveni - São Paulo - 29/07/2013
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Foto: Thinkstock.

Foto: Thinkstock.

Você tem o hábito de usar roupas ou sapatos apertados demais? Cruza as pernas com frequência? Passa muito tempo sentado? Faz exercícios de forte impacto ou com muito peso? Se respondeu SIM a qualquer uma das perguntas, saiba que a sua circulação sanguínea pode estar comprometida. “As pessoas não imaginam, mas em atividades de forte impacto ou com muito peso a musculatura costuma ficar contraída por um elevado período e, com isso, o sangue fica parado em uma região, fazendo um tipo de pressão e podendo provocar a dilatação permanente da veia”, afirma o angiologista Ary Elwing, especialista em cirurgia vascular periférica e tratamento a laser.

Para entender a importância da circulação, é preciso entender o esquema: o sangue segue em direção ao coração por meio da contração da musculatura do corpo, que ocorre em redor de uma veia, exercendo pressão para que esse movimento aconteça. Durante o período de relaxamento dessa musculatura, é aberto espaço nessa veia para receber o sangue que será direcionado ao coração. “Com isso, as válvulas não ficam sobrecarregadas e conseguem cumprir seu percurso sem causar riscos à circulação sanguínea”, acrescenta ao médico.

No entanto, os fatores citados no início desta reportagem podem fazer com que essas válvulas sofram um tipo de pressão e fiquem deformadas, comprometendo a função que impede o sangue de realizar o retorno. Por isso, alguns cuidados no dia a dia são essenciais. O angiologista Ary Elwing enumerou 10 deles. Confira!

1. Mexa-se. O sangue não consegue circular corretamente quando está com muitas impurezas. “Por isso, é importante movimentar-se bastante para limpar a corrente sanguínea e ativar a digestão”, diz.

2. Faça alongamento. Esse tipo de atividade física é excelente para a ativação circulatória. A dica é apostar em movimentos que estendem as pernas. “Apoie a cabeça em um travesseiro e, com o auxílio de uma toalha, alongue as pernas para cima, estendendo-as”, ensina. O movimento alivia dores e cansaço nas pernas.

3. Aposte em frutas, legumes e verduras. Segundo Elwing, esses alimentos possuem nutrientes que ajudam a fortalecer as paredes dos vasos sanguíneos, além de ativarem a circulação.

4. Caminhe. Esse tipo de exercício contribui para bombear o sangue, ajudando a ativar a circulação. “Também é importante usar meias elásticas e manter as pernas elevadas durante alguns minutos ao longo do dia”, completa.

5. Faça exercícios aquáticos – como natação ou hidroginástica. “Eles garantem excelentes resultados para a circulação sanguínea”, garante o especialista.

6. Evite permanecer sentado durante períodos muitos longos. Procure, em pequenos intervalos, levantar-se para ativar a circulação. “Outra dica é evitar ficar com as pernas cruzadas por muito tempo. O ideal é estendê-las frequentemente e realizar movimentos circulares com os pés”, diz o médico.

7. Pedale. Andar de bicicleta também é um ótimo exercício para ativar os movimentos musculares, melhorando a circulação sanguínea.

8. Não use meias ou sapatos apertados. Aposte em roupas e acessórios confortáveis que não comprimam alguma região do corpo.

9. Fique longe de cigarro e bebidas alcoólicas. “Um cigarro já é suficiente para contrair todos os vasos sanguíneos do corpo. E a fumaça pode contrair os vasos capilares das pernas e dos pés”, alerta Elwing.

10. Aposte em um banho estimulante. Uma dica é adicionar à água uma boa quantidade de vinagre de sidra. O produto ajuda a estimular a circulação sanguínea.

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