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Invista nas massagens

Toques leves ou com pressão podem ser ótimas opções para a preparação da corredora antes do exercício ou para ajudar na regeneração pós-corrida

Por: Daniel Braz - São Paulo - 19/08/2014
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Foto: Thinkstock

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Quem corre com assessoria esportiva já está acostumado. Os circuitos de corrida com melhor estrutura também já oferecem o serviço, mas é bom saber que nem toda massagem serve para qualquer corredora, nem para qualquer hora.

Fábio Rosa, treinador da MPR Assessoria Esportiva, reforça: “As massagens produzem bons resultados quando são feitas depois de treinos muito fortes ou de longas distâncias”, mas é importante salientar que deve ser feita no dia seguinte ao treino.

Além disso, o treinador recomenda ficar atenta ao tipo de massagem para cada momento. “Antes das corridas é mais indicado fazer uma leve, como a drenagem linfática ou massagem relaxante. Depois da corrida, são indicadas as massagens mais profundas e fortes, como do-in”. Como a massagem pós-corrida é mais intensa, pode ser bem dolorida e, por isso, automassagem não é indicada.

dicasEscolha a sua
A fisioterapeuta e especialista em massagens Maria Carolina Fernandes identifica as massagens mais comuns para corredoras:

  • Drenagem linfática corporal: ajuda a ativar a circulação e melhora o fluxo sanguíneo nos músculos de todo o corpo. Por isso, ajuda a liberar o excesso de acido láctico. É indicada para o pós-treino.
  • Massagem relaxante: propicia descanso aos músculos porque libera a tensão. É indicada tanto para antes quanto depois dos treinos intensos.
  • Drenagem terapêutica: remove nódulos de tensão que se formam com a atividade por meio de uma massagem localizada, podendo ser feita somente na região cervical, ou somente nos membros inferiores. Sugerida para depois da corrida.

O fisioterapeuta esportivo Carlos Eduardo dos Santos explica que os principais benefícios de uma corredora ao se submeter a uma massagem antes do treino é que a técnica é um complemento ao aquecimento.

“A massoterapia antes da corrida tem o objetivo de promover o aumento da circulação sanguínea em todos os níveis de vascularização dos tecidos, aumentando a temperatura local e sistêmica, assim como o aporte de oxigênio e ativando o sistema linfático e proprioceptores”. O resultado?

Menor risco de lesões e mais conforto muscular durante as passadas. Santos adverte que mesmo oferecendo benefícios, as corredoras não devem abusar do número de sessões. “As massagens devem ser realizadas sempre que necessário, mas o aumento da frequência pode se tornar uma manobra irritativa do tecido em vez das desejadas propriedades relaxantes. Uma vez por semana costuma ser suficiente”.

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