W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Conheça todos os benefícios do ovo

O alimento pode ser um aliado na dieta e ajuda a definir a musculatura

Por: Redação - São Paulo - 03/07/2013
Compartilhe
Foto: Thinkstock.

Foto: Thinkstock.

Cercado de mitos e dúvidas, o ovo é visto como um vilão. Pois isso está para cair por terra hoje mesmo. Ele é uma fonte de proteína e outros 13 nutrientes essenciais. Seus benefícios são inúmeros – o necessário, como em todo alimento, é comer com moderação.

Nutrientes
Ácido fólico, ferro, zinco, proteína, fósforo, manganês, potássio… A lista é enorme. A presença especial está na colina, que faz parte das vitaminas do complexo B. “Ela atua na redução da absorção do colesterol ruim e além de tudo pode reduzir a fadiga muscular”, explica a nutricionista Rúbia Gomes Maciel, da Natue.

A sua gordura saturada, apontada como alta, não é nada além do “normal”. “Apenas 37,4% das gorduras do ovo são consideradas ruins. Outros 46% são das monoinsaturadas, que estão presentes, por exemplo, no azeite de oliva, além de ter a poli-insaturada, como o ômega 3 e 6”, aponta a nutricionista Daísa Pinhal, da Oba Hortifruti, em São Paulo.

Engorda ou emagrece?
O ovo, em média, tem 77 kcal em sua forma cozida na água. Já o frito em óleo, tem o seu valor calórico em 128 kcal e a sua gordura aumenta em 40%. Assim, dá para ver que ele não é um tremendo vilão – o ideal é sempre preferi-lo na forma cozida. “Na verdade, pela sua alta porcentagem de gorduras monoinsaturadas, ele pode até ajudar a emagrecer. Isso porque elas ajudam a queimar as insaturadas, que são difíceis de eliminar”, acrescenta Daísa. Mas, também por esse motivo de ter muita gordura, fique atenta à quantidade. “Caso a mulher tenha uma dieta balanceada, ela pode comer um ovo cozido por dia”, completa Daísa.

Ideal para a corredora
Por ser uma ótima fonte de proteína, o ovo é item indispensável para quem busca a definição. “Além disso, ela ajuda no bom funcionamento do cérebro e na saúde dos olhos”, lembra Rúbia. A proteína está na forma de albumina – presente, basicamente, na clara. “Por exemplo, quem faz esporte pode consumir duas claras de ovo cozidas após o treino para ajudar na recuperação muscular”, indica Daísa.

Clara x gema
Na clara é encontrada a, já citada, albumina. ”Quase metade das proteínas do ovo estão na clara”, diz Daísa. Também, nela não há nenhuma quantidade de gordura – ela é uma fonte de proteína pura.

Já a gema, além da proteína, contém o ômega 3, colina, ácido fólico e minerais. “Todos eles são muito importantes para um correto funcionamento do organismo”, alerta Rúbia.

Ficou com vontade? Confira uma receita super light:

Omelete de Cogumelos com Abobrinha
Confira a deliciosa e nutritiva receita criada pelo chef Thiago Koch, do restaurante Beato, em São Paulo. Ideal para a corredora!

Ingredientes

  • 1 ovo
  • 2 claras
  • 4 cogumelos paris laminados
  • Abobrinha e tomate a gosto
  • 1 colheres de sopa de creme de leite
  • sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

Junte todos os ingredientes em uma vasilha. Não bata, apenas misture. Coloque uma frigideira anti-aderente para aquecer, com meia colher de sopa de azeite. Abaixe o fogo. Despeje os ovos na frigideira e com o auxilio de um garfo, misture em movimentos circulares. quando estiver quase pronto, coloque no centro a fatia de queijo brie e dobre ao meio o omelete. Feche bem e bom apetite.

Obrigado por avaliar esta matéria.
407 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO