W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Encontre o top certo para a corrida

Veja como escolher o modelo ideal para se exercitar protegida e confortável

Por: Marina Oliveira - São Paulo - 19/05/2016
Compartilhe
Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Um dos acessórios mais difíceis de acertar a compra é o top esportivo. Produzido com diversos materiais e modelagens, são poucas as marcas que levem em consideração medidas que vão além dos habituais tamanhos P, M e G.

Treinar com o produto errado é crucial na hora da corrida e pode significar dores nas costas, machucados causados por tecidos mal ajustados e até mesmo sangramento nos mamilos, no caso de atletas de longas distâncias.

O melhor ajuste
Para as corredoras, poucos detalhes significam mais segurança na corrida do que um top bem ajustado e confortável. Algumas correm apenas com a peça, outras treinam com dois modelos sobrepostos, tops com as alças em “X”, finas, largas, ajustáveis… Mas como saber qual modelo de top é o ideal?

VEJA MAIS
Acessórios tecnológicos para corredores
Tecnologia das roupas esportivas
Cuide bem de seus tênis e roupas de corrida

Um trabalho feito pela tecelagem Santaconstancia para desenvolver o projeto de um top-sutiã esportivo rendeu uma pesquisa liderada pelo ortopedista Felipe Alloza, pós-graduado em Medicina Desportiva, que descobriu qual o impacto da corrida nas mamas e como o suporte esportivo pode minimizar possíveis efeitos prejudiciais.

Durante a análise, foram feitas entrevistas com corredoras experientes que treinam, em média, três vezes por semana. “As principais queixas de desconforto são balanço, atrito com a pele, aperto, dores e calor. Partiu-se a seguir para um teste piloto com sutiã esportivo, top e sutiã normal. Todas utilizaram os três modelos em ambiente controlado para simular as mesmas condições de corrida”, conta Alloza.

9 fundamentos do top perfeito 

*Visual: Além de seguro e confortável, o top deve ser visualmente viável. Com design esportivo – porém, com engenharia de um sutiã –, ele deve garantir que a mulher sinta-se bem vestindo apenas a peça durante a prática do esporte.

*Dimensão do corpo: É quase impossível comprar um top valendo-se apenas dos tamanhos P, M e G do mercado. As dimensões do modelo vão além e devem levar em conta o tamanho do tórax, do busto saliente e a distância entre o ombro e mamilo.

*Modelagem: Ela deve ser ajustável ao biótipo de cada mulher, protegendo as mamas do impacto sem comprimir demais. Ou seja, o ajuste deve ser perfeito.

*Compressão e sustentação: Apenas comprimir o seio não é sinônimo de sustentá-lo em relação ao impacto. As definições devem trabalhar juntas para produzir um top seguro e confortável.

*Nível de sustentação: Dependendo do tamanho do busto e do impacto da atividade física, maior é a necessidade de sustentação. Por isso, o ideal seria o modelo informar para qual prática é mais indicado.

*Alças: As mais finas podem cortar a pele durante o exercício. As alças devem ser grossas e confeccionadas de tecido confortável. Para evitar dores nas costas, o ideal são os modelos com desenho em “X” atrás.

*Linhas: O fio que compõe o tecido deve ser fino, sem costura aparente e sem entrar em contato com a pele. Quanto mais grosseiro o material do top, maior é o prejuízo do contato com o suor, o impacto e o atrito do material com a pele.

*Tecido: Além do ajuste perfeito e elástico, ele deve ser leve para não irritar a pele.

*Teste: O top é como um tênis de corrida. É imprescindível testá-lo na loja, ter certeza de que ele se ajusta perfeitamente ao corpo e não utilizá-lo em uma prova sem treinar antes.

Obrigado por avaliar esta matéria.
16 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO