W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Dicas para o corredor pronador

Saiba por que é importante conhecer a própria pisada e acerte na escolha do tênis

Por: Juliana Varella - São Paulo - 18/07/2013
Compartilhe
tenis

Foto: Thinkstock.

Todo corredor sabe que um bom tênis pode ajudar a ganhar alguns segundos, ir mais longe e até evitar lesões. Se, até pouco tempo atrás, a variedade de modelos nas prateleiras era reduzida, hoje se encontram opções para todo o tipo de pisada, níveis de amortecimento, conforto e leveza do calçado. Se você é um corredor pronador, aproveite nossas dicas e escolha o companheiro certo para as suas corridas.

Segundo o cirurgião especializado em medicina esportiva Dr. Márcio Freitas, a melhor forma de descobrir se sua pisada é pronada é fazer testes biomecânicos – eles podem ser feitos em laboratórios ou em eventos especializados. Apesar de muitos corredores usarem o “teste da sola” para descobrir sua pisada, conferindo em que lado o desgaste é maior, esta observação pode ser enganosa, já que a corrida pronada se caracteriza mais pela rotação do tornozelo e joelhos do que pela força aplicada ao pé.

“Se olharmos por trás o calcanhar [de um pronador], este tende a se lateralizar em relação ao eixo do tornozelo. Trata-se de um pé frequentemente muito flexível, o que é bom para amortecer os impactos da corrida, mas pior no que diz respeito à estabilidade durante a fase de apoio da corrida”, analisa Freitas. Por esse motivo, invista em tênis mais estáveis, com indicação própria para esse tipo de pisada.

Caso seu tênis não seja específico para pronadores, uma palmilha pode ajudar. O médico também recomenda, no caso de pisadas muito acentuadas, a prática de exercícios de fortalecimento e equilíbrio, que podem reforçar músculos responsáveis pela rotação. Para a maioria dos casos, basta escolher o tênis adequado para correr com mais segurança. “Não acredito que somente o uso de um tênis ‘errado’ possa causar de forma direta algum problema, mas o que teremos é um pé pouco estável, sujeito a sobrecargas”, explica Freitas. Melhor prevenir e não ser surpreendido por uma lesão.

Confira nossa galeria de tênis indicados para pronadores:

[slideshow id=20]

Obrigado por avaliar esta matéria.
60 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO