W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Testamos: TomTom Runner 3 Cardio

Nosso editor treinou durante vinte dias com o aparelho e conta suas impressões

Por: Cesar Candido dos Santos - São Paulo - 12/04/2017
Compartilhe

TomTom Runner 3O GPS já virou um equipamento indispensável para muitos corredores. Novos produtos surgem a todo momento e eu testei durante quase vinte dias um dos últimos lançamentos: o TomTom Runner 3 Cardio. Nesse período, fiz seis treinos e rodei aproximadamente 60 km com ele. Veja abaixo minhas impressões sobre o acessório.

O QUE MAIS GOSTEI
Facilidade de uso O GPS tem menu em português e é bem simples de mexer. Nem precisei do manual para configurar e botar o aparelho para correr…

Informações durante a corrida O relógio exibe três campos de dados por tela durante o exercício: um grande e dois pequenos (foto abaixo). Os espaços menores são fixos, se repetem em todas as telas e dá para configurá-los. As informações no modo treino são as padrões de qualquer GPS: tempo de treino, distância, ritmo médio e atual, distância, calorias gastas, batimentos cardíacos… O equipamento também monitora número de passos dados durante o dia, tempo e qualidade do sono, gasto calórico nas últimas 24h e frequência cardíaca em repouso.

MAIS
Corrida de obstáculos não é para mim
11 lugares para correr em São Paulo que vale a pena conhecer 
As 10 melhores músicas de abril para correr

Frequência cardíaca O TomTom Runner 3 Cardio mede os batimentos diretamente no pulso, por um sensor óptico. Isso é ótimo e traz muito conforto – detesto usar a cinta peitoral. Outra coisa legal é que ele exibe, em tempo real, um gráfico com o tempo de treino em cada zona cardíaca. Isso permite saber se a corrida está realmente saindo como o programado na planilha.

TomTom Runner 3Conexão sem fio Uma coisa que facilita bastante a vida é poder enviar, por bluetooth, os treinos realizados para o MySports – aplicativo da TomTom que exibe detalhadamente o treino, permite criar rotas e compartilhar as atividades nas redes sociais. Ou seja, quem curte postar os treinos não precisa ter o trabalho de conectar o relógio ao computador para mostrar para os amigos quantos quilômetros correu.

Rotas Durante o treino, o TomTom Runner 3 Cardio mostra em seu display o percurso do exercício – e dá até para fazer com que o equipamento indique o caminho de volta para o ponto de partida. Isso é bom para quem corre em lugares desconhecidos, durante uma viagem, por exemplo. É possível também montar trajetos pelo aplicativo e enviar para o relógio. Aí, ele avisa quando é para virar em uma rua.

O QUE MENOS GOSTEI
Falta de botões O relógio tem um controle direcional quadrado em vez dos tradicionais botões start/stop, lap e mode (presentes na maioria dos cronômetros esportivos). Achei um pouco complicado chegar a alguns campos de dados enquanto estava correndo. Nunca lembrava se precisava pressionar o quadrado para cima ou para baixo para ver a hora, o pace médio, as calorias gastas… Claro que isso é algo que se torna mais natural após um tempo maior usando o equipamento.

Devido a ausência dos botões, também não consegui iniciar manualmente uma nova lap (o relógio estava programado para criar voltas a cada 1 km). Acho até que é impossível fazer isso. Apertei o direcional para todos os lados e nada…

Treinos intervalados O TomTom Runner 3 Cardio possibilita criar apenas treinos intervalados simples. Exemplo: 10 min de aquecimento + 10x (400 m / 1 min de descanso) + 5 min de desaquecimento. Isso já ajuda bastante, lógico. Porém, muitos GPS conseguem montar treinos bem mais complexos. E ainda permitem programar o pace ou zona cardíaca de cada etapa da corrida.

Em um dos dias, por exemplo, meu treino era: 10 min leve + 5 min moderado + 5x (2 min forte/ 1 min muito forte/1 min leve) + 3 km forte + 5 min leve. Como não consegui criar essa atividade no GPS, tive de anotar na mão o que deveria fazer.


FICHA TÉCNICA
TomTom Runner 3 Cardio
Preço
R$ 1.500
Duração da bateria
10 horas no modo treino
Conexões USB e bluetooth
Resistência à água Até 40 metros de profundidade
Mais informações tomtom.com

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO