W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Operação queima gordura

Conheça os mitos e verdades desvendados por quem entende do assunto sobre a perda da barriguinha saliente

Por: Raquel Baccarini - São Paulo - 20/02/2015
Compartilhe
Foto: Thinkstock.

Foto: Thinkstock.

Água morna, suco de limão, alimentos emagrecedores e genética… Todos os dias somos bombardeados por essas informações que prometem resultados extraordinários. Mas quais são os reais mitos e verdades sobre a queima da gordura localizada? A nutricionista Cátia Medeiros, da Atual Nutrição, explica que a enorme quantidade de informações muitas vezes podem trazer consigo informações equivocadas. “As notícias sobre emagrecimento tomam muita força nos dias atuais e fazem muita gente adotá-las como verdade, sem possuir informações profundas sobre o assunto”, revela a especialista que listou, abaixo, os principais pontos para quem deseja eliminar o excesso de gordura de forma saudável e com garantias reais.

Existem alimentos que ajudam a perder a gordura localizada?
Meia verdade. Em primeiro lugar, se estiver acima do peso, deve-se pensar em reverter esse estado procurando uma alimentação equilibrada e individualizada. Existem alimentos que ajudam nesse processo, mas, claro que não fazem milagres. É essencial procurar comidas que possuam sempre Fibras e Magnésio (encontrados em feijões, grão-de-bico, soja, ervilha, lentilha, vagem, figo, aveia, beterraba, acelga, quiabo, alcachofra, abacate, banana, nozes e castanhas) . Estas propriedades ajudam no bom funcionamento intestinal, favorecem a eliminação de toxinas, diminuindo o inchaço e aumentando a sensação de saciedade, propiciando assim, excelentes resultados a favor da redução de medidas locais.

Tomar água morna em jejum auxilia na perda da gordurinha?
Mito. A única verdade nisso é que ingerir alguma bebida de manhã pode ajudar na saciedade, apenas isso. Geralmente, um mix de fibras pode ser interessante, por auxiliar na saciedade e regular a taxa de açúcar do sangue. Então a fome chegará mais tarde. Além disso, diminui a absorção de gordura.

Suco de limão, chá verde e farinha de linhaça dourada auxiliam na redução de medidas?
Verdade. Eles são famosos pela razão correta. Os três possuem ação termogênica e também em outras situações orgânicas, como saciedade e diminuição de absorção de gorduras.

Alimentos diets são emagrecedores e podem auxiliar no emagrecimento?
Mito. Eles não são emagrecedores e nem ajudam na perda de gordura. São direcionados geralmente a uma população com alguma recomendação específica, por exemplo, os diabéticos. Um bom exemplo é o chocolate diet, que tem 100% do açúcar retirado, mas possui um maior teor de gordura, portanto é mais calórico que a versão normal.

Optar por produtos integrais, como pão e massa, ajuda a eliminar a barriga?
Verdade. Esses produtos são ricos em fibras, além de obter várias vitaminas e minerais, favorecendo a diminuição da indesejável barriguinha. Isso, porque auxilia no processo de emagrecimento, melhora o funcionamento intestinal, se for acompanhado de uma boa hidratação, e auxilia na boa nutrição, evitando assim a retenção hídrica, por exemplo.

A culpa da barriguinha saliente pode não ser apenas dos alimentos?
Verdade. Uma barriga com excesso de gordura localizada pode ter diversas causas como herança genética, alteração hormonal e retenção de líquido. Para diminuí-la é preciso antes de tudo determinação, aliando uma alimentação equilibrada e individualizada e atividades físicas devidamente direcionadas aos objetivos procurados.

A nutricionista completa dizendo que não existe nenhuma fórmula mágica, mas uma conscientização geral. “As modificações na rotina são essenciais e podem melhorar de fato a situação. Mastigar devagar, optar por um jantar mais leve e sempre praticar atividades físicas são atitudes que, realmente, podem fazer a diferença”, finaliza a especialista.

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO