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Estudo aponta dietas mais eficazes para a perda de peso

Cientistas analisaram 12 diferentes pesquisas para chegarem à conclusão

Por: Olavo Guerra - São Paulo - 14/07/2015
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vegetariana

Foto: Thinkstock

Estamos bem longe do verão, mas, como dizem por aí, “é no inverno que se constrói o corpo que vai para a praia no calor”. Por isso, muita gente já está se mexendo para perder peso desde já. Se você é uma dessas pessoas, o SUA CORRIDA tem uma boa e uma (meio) má notícia. Vamos à boa primeiro: cientistas descobriram quais são as dietas que fazem você perder mais peso. Contudo, se você é um adorador de carne, vai achar essa parte ruim: essas dietas são a vegetariana e a vegana!

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O estudo foi publicado no periódico científico Journal of General Internal Medicine. Os cientistas analisaram de forma separada 12 diferentes estudos que comparavam as dietas vegetarianas com outros tipos de dieta. Em média, as pessoas eliminam 2,02 kg a mais com a alimentação vegetariana em relação às não-vegetarianas. No caso das dietas veganas, os resultados foram ainda melhores, com a perda de, em média, 2,52 kg a mais.

Vale ressaltar que os pesquisadores checaram a dieta de 1.151 pessoas dentro desses 12 estudos – com durações de nove a 74 semanas. Além disso, houve uma grande variação nos tipos de dietas analisadas, o que também deixa o resultado um pouco amplo.

Dieta vegetariana x dieta vegana
Esse tipo de alimentação é enfatizado no consumo de grãos integrais, frutas, vegetais, legumes e verduras. De acordo com os pesquisadores, o motivo de ajudar na perda de peso é justamente pelo alto teor de fibras e os baixos índices de açúcar.

A grande diferença entre as dietas vegetariana e vegana é que os seguidores da primeira não se importam em se alimentar de lacticínios (derivados do leite, como queijo e iogurte, além do próprio leite) e ovos. Ou seja, os veganos não comem nada que tenha origem animal – e também não utiliza produtos com essa procedência.


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