W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Quem tem varizes pode correr?

Afinal, o exercício ajuda ou piora o problema? Descubra aqui!

Por: Redação - São Paulo - 17/02/2016
Compartilhe
varizes

Foto: Thinkstock

Sabe aqueles vasinhos que aparecem nas pernas e mexem com a nossa autoestima? Uma boa notícia: eles não apenas podem evitados com hábitos saudáveis como não impedem a prática de corrida. Saiba mais sobre o assunto.

O que são varizes?

São veias demasiadamente dilatadas com superfícies anormais. E, infelizmente, aparecem mais nas mulheres. A razão? “Os hormônios femininos reduzem a força das paredes das veias. Assim, o sangue fica acumulado, deixando-as dilatadas”, explica a dermatologista Juliana Carnevale, do Rio de Janeiro. Além disso, há outros fatores que propiciam o aparecimento do problema: ficar muito em pé, levar uma vida sedentária, fumar e ter hereditariedade para o incômodo.

Sintomas

Mesmo não aparentes, as varizes podem dar sinais de que estão na área. “Há a sensação de queimação, cansaço, pernas pesadas, ardência e inchaço, principalmente ao redor dos tornozelos”, aponta Juliana. Para melhorar esses desconfortos, principalmente o inchaço, o indicado é, no fim do dia, elevar as pernas por 30 minutos – assim, a circulação flui melhor.

Varizes x corrida

Muita gente fala por aí que fazer esporte pode piorar as varizes. Será que é verdade? “As mulheres que adoram correr devem ficar tranquilas, pois a atividade até previne o aparecimento do problema’”, ressalta Juliana. Isso porque, ao praticar uma atividade física, o sangue passa a ser bombeado mais rapidamente, circulando facilmente pelo organismo (o que reduz o risco de ficar acumulado nas veias). Porém, se você apresenta varizes em estágio mais avançado, a corrida pode realmente piorar a dor e o inchaço. “Nesse caso, o melhor é optar pela caminhada”, aconselha a especialista.

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO