W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Praticar yoga ajuda a proteger o cérebro

O método minimiza problemas relacionados à atenção e à memória

Por: Juliana Mesquita - São Paulo - 31/07/2017
Compartilhe

Yoga Além de melhorar a flexibilidade, tonificar os músculos, aumentar o poder de concentração e ajudar a relaxar, a yoga pode trazer um outro grande benefício para você.

De acordo com cientistas do Instituto do Cérebro (Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein), da Universidade Federal do ABC e da Harvard Medical School (EUA), a prática ajuda a proteger o cérebro contra o declínio cognitivo que ocorre conforme envelhecemos.

Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram imagens do cérebro de mulheres idosas praticantes de yoga e encontraram um córtex pré-frontal mais espesso em regiões associadas a funções cognitivas como atenção e memória. Participaram do estudo 21 mulheres que praticam yoga pelo menos duas vezes por semana, há mais de sete anos. Os cientistas as compararam a outro grupo de 21 mulheres saudáveis, que nunca fizeram yoga, meditação ou outra prática contemplativa, mas que se assemelhavam em termo de idade – ambos os grupos possuíam 60 anos ou mais.

Mais
Tenha um corpo forte e flexível com o acro yoga
Exercícios de yoga para você fazer em casa

“Nós encontramos maior espessura cortical no córtex pré-frontal esquerdo nas mulheres que faziam yoga, em regiões associadas com funções cognitivas como a atenção e a memória”, garantiu Rui Afonso, doutorando e autor principal do estudo. Como os grupos foram muito bem pareados em termos de outros fatores que podem modificar a estrutura cerebral, como nível educacional e de depressão, a yoga parece ter sido o fator principal para minimizar mudanças no cérebro e protegê-lo de problemas cognitivos.

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO