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Os malefícios do salto alto para os pés das corredoras

Além de causar desconforto, o calçado pode prejudicar a sua performance no treino quando usado em excesso. Descubra como minimizar os problemas trazidos pelo calçado

Por: Juliana Mesquita - São Paulo - 16/06/2017
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Os malefícios do salto altoGanhar alguns centímetros, se sentir confiante ou até mesmo mais elegante…O salto alto, sem dúvidas, traz um diferencial e tanto para nosso visual. O problema é que seu uso em excesso, além do desconforto, pode trazer algumas consequências nada desejadas e, em alguns casos, prejudicar a performance na corrida.

De acordo com Carlos Kopke, ortopedista do Centro de Qualidade de Vida (CQV), em São Paulo, cerca de 20% das mulheres sentem desconforto durante a primeira hora de uso do salto, enquanto 40% reclamam de dores durante a segunda hora. Além disso, utilizar o calçado em excesso altera a maneira de andar, o que prejudica a postura. “Nosso corpo trabalha como se fosse um pêndulo de dois movimentos, ora para frente, com a perna direita e braço esquerdo como apoio, e ora para trás. Como o salto muda o eixo de funcionamento da marcha, um complexo mecanismo de locomoção usado pelo corpo para manter o deslocamento com menor gasto calórico e de esforço, gera-se um processo de reequilíbrio compensatório do organismo com maior esforço e risco de lesão”, explica.

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Os malefícios do salto alto para quem corre
O uso excessivo do sapato pode prejudicar – e muito – a sua performance no esporte. Segundo Kopke, caso o salto esteja acima de 4 cm, é provável que ele cause um encurtamento da musculatura da panturrilha. “Quando isso acontece, há um risco maior de câimbras, contraturas e outras lesões musculares durante a prática esportiva”, alerta. Engana-se quem pensa que os problemas acabam por aí. “O salto projeta o corpo para a frente do centro de gravidade e o seu uso prolongado leva à mudança associada da musculatura do quadríceps e lesão da cartilagem do joelho (condromálacia patelar) ”, completa o ortopedista.

Acerte na escolha
Em um calçado normal, a parte da frente do pé recebe cerca de 40% da carga do corpo e a parte de trás, em torno de 60%. Com um salto muito alto, a parte frontal pode receber uma carga de até 100%.  Por isso, Kopke indica que o ideal é manter o salto de até 3 cm. Caso ele seja maior do que 7 cm, prefira o tipo plataforma, que equilibra a distribuição da carga gerala pelo peso corporal nos pés. Além disso, é indicado não passar mais de 4 horas de salto e usá-los apenas uma ou duas vezes na semana.

salto-alto

 

 

 

 

 

 

 

PROTEJA SEUS PÉS
Se você não dispensa um bom salto, aposte nestas dicas valiosas para evitar futuros problemas

– Alongue as panturrilhas diariamente (veja aqui 5 exercícios de alongamento para quem corre);

– Alterne a altura do calçado que usa ao longo da semana;

– Prefira os saltos plataformas;

– Massageie os pés após tirar o calçado;

– Use salto alto apenas quando necessário.

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