W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Estudos comprovam a eficácia do colágeno

Proteína que tem sua produção diminuída após os 30 anos pode ser obtida por meio de vários produtos

Por: Olavo Guerra - São Paulo - 17/09/2014
Compartilhe
colageno

Foto: Thinkstock.

Produzido pelo corpo desde o nascimento, o colágeno é uma proteína importante, presente nas cartilagens, pele, cabelo, entre outras regiões. É a classe mais abundante de proteínas no organismo.

A partir dos 30 anos, sua produção é diminuída e é necessário que algumas medidas sejam tomadas para que as rugas e sinais de envelhecimento sejam retardados. A primeira é manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente. Isso ajudará a diminuir os impactos do envelhecimento. Entretanto, a indústria já é capaz de produzir produtos ricos em colágeno, justamente para suprir essa necessidade. “Antes, muita gente mandava manipular remédios, mas hoje é possível encontrar em vários produtos, como bebidas e até balinhas”, comenta a dermatologista Cibele Hasmann.

Uma das empresas que entrou para esse mercado foi a Beauty’in, da empresaria Cristiana Arcangelli. Lançada em 2010 – com dez linhas de produtos sendo comercializadas hoje –, ainda havia muito questionamento sobre a eficácia desses itens. Por isso, a empresa decidiu realizar testes com a Farcoderm Tested Wellness, em parceria e colaboração com a Universidade de Pavia, na Itália, para mostrar que o consumo diário de produtos com colágeno hidrolisado e vitaminas atua diretamente na melhora da elasticidade e firmeza da pele, incluindo redução de rugas. “Foram nove meses de pesquisas para que a gente tivesse o máximo de detalhes sobre a funcionalidade dos produtos”, comenta Cristiana.

De acordo com os estudos, os produtos de sua marca mostram aumento de até 11,6% da elasticidade da pele, diminuição de até 20% da profundidade das rugas e diminuição da perda da proteína da pele de até 31,8%. “É uma quebra de paradigma. Somos a primeira marca que comprova a eficácia do colágeno e, para nós, é uma conquista importante”, afirma a empresária.

É cientificamente provado que de 8 a 10 g de colágeno por dia são o suficiente para obter os efeitos desejados. Isso representa 12 beautycandys, a balinha da empresa de Cristiana, para chegar nesse valor, por exemplo.

O estudo também comprovou que o colágeno hidrolisado é mais eficiente que o comum, já que são mais facilmente absorvidos pelo organismo.

Por ter grande atuação nos músculos e ligamentos, o colágeno é um grande aliado dos atletas. É uma das proteínas ideias para serem ingeridas antes e, sobretudo, depois dos treinamentos.

Muito além da beleza

Sem dúvida, quando se pensa em colágeno, a primeira função que vem à nossa mente é a estética. Entretanto, a proteína é um dos principais componentes estruturais de diversos órgãos e tecidos, além de ajudar na formação de vasos sanguíneos, músculos, ossos e articulações, segundo pesquisa de cientistas japoneses.

Obrigado por avaliar esta matéria.
634 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO