W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Endometriose pode reduzir fertilidade

A doença, muitas vezes, pode acabar com o sonho da maternidade. Fique atenta!

Por: Chris Biltoveni - São Paulo - 21/02/2014
Compartilhe
Foto: Thinkstock.

Foto: Thinkstock.

A endometriose é mais comum do que a gente imagina, mas poucas mulheres sabem o que é. Dados da Associação Brasileira de Endometriose revelam que a doença atinge cerca de 176 milhões mulheres no mundo, sendo seis milhões só no Brasil. E o pior: cerca de 30% das mulheres que sofrem com o problema têm infertilidade.

A endometriose acontece quando há presença de tecido uterino (endométrio) fora do útero – como, por exemplo, na cavidade abdominal e nos ovários. Pode ocorrer já a partir da primeira menstruação e afeta as mulheres principalmente durante os anos reprodutivos. A patologia pode provocar dores abdominais severas e é uma das principais causas de infertilidade. Entre os sintomas mais comuns estão dor durante as relações sexuais, cólica menstrual intensa, alterações no hábito intestinal (diarreia ou prisão de ventre) e dificuldade para engravidar.

“Muitas mulheres sofrem com cólicas e dores incapacitantes e, na maioria das vezes, demoram a procurar tratamento, o que agrava o problema. A maioria não sabe quais são os principais sintomas da doença nem como são feitos o diagnóstico e o tratamento”, explica Mauricio Abrão, professor associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), ex-presidente da Associação Brasileira de Endometriose e Ginecologia Minimamente Invasiva (SBE) e presidente do próximo Congresso Mundial de Endometriose.

Portanto, o importante é você consultar seu ginecologista regularmente. Afinal, nem sempre os sintomas aparecem – cerca de 10% das mulheres que têm endometriose não apresentam os indícios e só descobrem a doença quando encontram dificuldade para engravidar. Preste atenção!

Obrigado por avaliar esta matéria.
127 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO