W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Dores nos pés nunca mais

Pesquisa revela que as mulheres estão mais propensas a sentirem dores nos pés. A solução pode estar no uso de palmilhas. Saiba mais aqui

Por: Redação - São Paulo - 23/09/2013
Compartilhe

 

Foto: Thinkstock.

Foto: Thinkstock.

Uma pesquisa realizada no ano passado constatou que 85% da população brasileira sente dores nos pés, sendo que 30% dos entrevistados respondeu sentir o incômodo sempre ou de forma recorrente.

As dores normalmente são ocasionadas pela má distribuição da pressão na planta dos pés, por variações dinâmicas nas tarefas do cotidiano, além de traumas agudos ou repetitivos às estruturas dos pés. Entretanto, segundo a pesquisa, as mulheres sofrem duas vezes mais do que os homens. Isso por um hábito que muitas acreditam que jamais as prejudicariam: utilizar calçados que não priorizam os aspectos fundamentais de um sapato adequado, como amortecimento e estabilidade. Ao invés disso, dão preferência aqueles que não oferecem qualquer uma dessas características, como as sandálias ou os sapatos com salto alto, provocando as dores frequentes.

Uma das soluções para minimizar esse problema, em ambos os sexos, é a utilização de palmilhas, pois elas conseguem redistribuir adequadamente a pressão plantar, alterando a dinâmica do pé ao caminhar e proporcionando amortecimento nas regiões que sofrem maior impacto. Segundo o fundador da empresa Pés Sem Dor, Thomas A. Case, as palmilhas feitas de material EVA (etileno acetato de vinila) ainda melhoram a transpiração e a respiração dos pés.

Para doutor Miguel Akkari, ortopedista e chefe do Depto. de ortopedia pediátrica do hospital Santa Casa, as palmilhas são indicadas somente para quem sofre com problemas de distribuição de pressão embaixo dos pés. No caso dos corredores, é importante saberem que não existe no mercado uma palmilha que, comprovadamente, melhore a performance. “Para um praticante de corrida saudável, não é necessário muita tecnologia de amortecimento em seus pés, visto que o nosso próprio corpo tem a capacidade de dissipar a energia proveniente das forças de reação do solo”, afirma Akkari. O médico também ressalta que, quanto mais macia for a sola do tênis, maior a quantidade de energia necessária para manter a postura do corpo estável sobre ela.

Obrigado por avaliar esta matéria.
5 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO