W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Como se livrar da enxaqueca na menstruação

Ginecologista explica a razão para o problema e propõe alternativas para aliviar as intensas dores de cabeça

Por: Olavo Guerra - São Paulo - 23/01/2015
Compartilhe
enxaqueca

Foto: Thinkstock.

Enjoo, mal estar, dores de cabeça, intolerância à luz e ao barulho. Se você sente todas esses sintomas durante o período menstrual, saiba que a enxaqueca catamenial é muito comum. Para começar, mulheres são mais propensas a sofrerem com o problema: 16 a cada 100 têm – contra quatro a cada 100 homens. Porém, não se preocupe, pois existem tratamentos para a enxaqueca.

O estrógeno e a progesterona, principais hormônios que regulam o ciclo menstrual, são os responsáveis por essas dores de cabeça, segundo Erica Mantelli, ginecologista e obstetra pós–graduada em Sexologia pela Universidade de São Paulo (USP). “Esses hormônios sofrem uma oscilação durante a menstruação e, por conta do baixo nível de estrógeno no sangue, ocorre a enxaqueca catamenial”, explica.

A função do estrógeno é controlar os níveis cerebrais de serotonina (hormônio do bem estar). Quando quantidades reduzem, a serotonina também abaixa – o que causa o aumento de uma substância no organismo que provoca a vasodilatação (uma dos responsáveis pela enxaqueca). “No período menstrual, a enxaqueca pode ser acompanhada de cólicas menstruais, dores nas mamas, oscilações do humor”, afirma a ginecologista.

Nem mesmo as mulheres que fazem uso de pílulas anticoncepcionais estão livres do problema. “Durante a pausa do medicamento ocorre uma diminuição do estrógeno, o que contribui para o surgimento da dor”, diz. Muitas vezes, os ginecologistas propõe a troca da pílula. “As mulheres que são predispostas à enxaqueca podem optar pelas pílulas que contém a progesterona e sem pausa. Além disso, alguns anti-inflamatórios prescritos dias antes da menstruação podem diminuir os sintomas.”

Praticar atividades físicas, acupuntura, massagens, sessões de relaxamento e manter a dieta balanceada são formas de combater esse tipo de dor de cabeça. Além disso, a consulta ao médico é fundamental para descobrir qual é o problema exatamente.

Obrigado por avaliar esta matéria.
47 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO