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6 passos para perder peso (e manter-se magro!)

Veja o que pessoas que eliminaram 33 kg fizeram para não recuperar o peso antigo

Por: Olavo Guerra - São Paulo - 03/07/2015
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Foto: Thinkstock

Mais difícil do que eliminar os quilos indesejados é se manter afastado deles pelo maior tempo possível. Um estudo, publicado no American Journal of Clinical Nutrition, identificou que apenas 20% das pessoas com sobrepeso que eliminam pelo menos 10% da gordura corporal inicial e se mantêm assim por um ano.

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“Há uma percepção geral de que quase ninguém é bem sucedido a longo prazo com a perda de peso”, revela Rena Wing, autora da pesquisa.

Mas o que esses 20% fazem manter o peso? Os cientistas estudaram mais de 4 mil membros do Registro Nacional de Controle do Peso dos Estados Unidos que perderam, em média, 33 kg e se mantiveram assim por mais de cinco anos.

Os especialistas identificaram seis pontos que a maior parte dessas 4 mil pessoas tiveram em comum neste processo:

  1. Engajamento em níveis elevados com as atividades físicas
    Homens e mulheres reportaram que a prática regular de exercícios os ajudaram a manter o peso. Os rapazes queimam uma média de 3,2 mil calorias/dia, enquanto as mulheres, cerca de 2,5 mil calorias. As atividades mais utilizadas foram a caminhada, ciclismo, musculação e atividades aeróbicas.
  2. Alimentação baseada em poucas calorias e poucas gorduras
    Em média, as pessoas do estudo consomem 1,3 mil calorias por dia e apenas um quarto dessas calorias são provenientes da gordura. Eles também comiam refeições fora de casa menos de três vezes na semana – quase nunca em restaurante fast food.
  3. Tomando café da manhã regularmente
    Iniciar o dia com um bom desjejum acelerou o metabolismo dessas pessoas – ajudando-os a evitar a tentação de comer tarde da noite e também consumir mais calorias. Mais de 75% dos membros revelaram tomar café da manhã todos os dias.
  4. Monitoramento constante do próprio peso
    Mais da metade dos participantes que emagreceram sobem na balança regularmente. Isso os ajuda a ficar de olho caso estejam ganhando peso e precisem se controlar mais.
  5. Adoção de uma alimentação padrão
    A maior parte dos indivíduos contou que se alimenta de forma igual tanto durante a semana, quanto aos sábados e domingos. Entretanto, quatro a cada 10 não aderem à dieta aos fins de semana. Mesmo assim, os cientistas concluíram que quanto mais padrão for a alimentação da pessoa, mais fácil é esse controle.
  6. Não cometer deslizes
    Era comum que os participantes ganhassem alguns quilos ao longo de todo o processo, mas aqueles que não deixavam esse aumento ser repentino foram os que melhor mantiveram o controle do peso.
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