W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

50% dos protetores solares para o rosto não oferecem o prometido

Na lista estão grandes marcas, como a Sundown, L’Oreal e La Roche Posay

Por: Redação - São Paulo - 29/11/2016
Compartilhe

WRun2016_FlavioNasc_baixa_277

Para quem corre na rua, o protetor solar é um item obrigatório. E fique muito atento ao produto que você utiliza. A última avaliação feita pela PROTESTE — Associação brasileira de Defesa do Consumidor, divulgada no início dessa semana, apontou que cinco dos dez filtros solares para o rosto testados não oferecem o Fator de Proteção Solar (FPS) indicado no rótulo (a Anvisa aceita uma variação de até 17%).

Além de colocar em risco a saúde da sua pele, os produtos reprovados afetam seu bolso. Afinal, geralmente, quanto mais alto o FPS, mais caro o filtro solar. Veja as marcas que não oferecem a proteção prometida:

    • Sundown
    • L’Oreal
    • ROC
    • Sunmax
    • La Roche Posay (tinha 42% a menos do que o indicado)

Também foi avaliada a proteção UVA dos produtos. Desde 2012, a legislação brasileira determina que, nos filtros solares, a proteção UVA deve ser um terço do FPS. Ou seja: um protetor com FPS 60 precisa ter proteção UVA igual a 20, no mínimo. O protetor da L’Oreal, por exemplo, foi considerado ruim por apresentar 26% do FPS rotulado, ao invés dos 33% exigidos para UVA.

MAIS
Protetor solar é indispensável para quem corre 

Preocupada com os resultados da avaliação, a PROTESTE solicitou aos fabricantes dos produtos reprovados que corrijam a informação nos rótulos. Também pediu à Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), do Ministério da Justiça, que obrigue as empresas a fazerem um recall desses protetores. As empresas teriam de comunicar aos consumidores que o FPS é inferior ao informado no rótulo.

ENTENDA O FPS
O fator representa o tempo a mais que você fica protegido. Por exemplo, se sua pele leva dez minutos para sofrer os efeitos do sol, quando você aplica um protetor solar com FPS 30 está protegido por 30 vezes mais tempo (no caso, 300 minutos). O FPS indica a capacidade dos produtos filtrarem a radiação do tipo UVB, que atinge a camada mais superficial da pele, podendo gerar vermelhidão, queimaduras e câncer de pele.

A IMPORTÂNCIA DA PROTEÇÃO UVA
Os raios UVA são perigosos, pois chegam as camadas mais profundas da pele. Eles são os principais responsáveis pelo envelhecimento precoce e bronzeamento (escurecimento), além de causarem câncer de pele.

POSICIONAMENTO L’ORÉAL
A L’Oréal refuta, de forma absoluta, os resultados apresentados pela Proteste e desconhece os critérios utilizados na realização dos testes em protetores solares conduzidos por esta entidade. O Grupo e suas marcas La Roche-Posay e L’Oréal Paris não foram informados sobre o laboratório no qual foram feitos esses testes, tampouco as condições e os resultados detalhados dos mesmos.

A L’Oréal reafirma seu compromisso com a saúde da população brasileira e fornece produtos seguros e de alta eficácia. Todos os testes de nossos produtos solares – em particular os referentes a segurança e eficácia – foram analisados e aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conforme regulamentação sanitária vigente.

Ao contrário da Proteste, a L’Oréal apresenta, com total transparência, as análises feitas por laboratórios independentes e de reconhecimento mundial, utilizando as metodologias ISO 24444:2010 (FPS) e ISO 24442:2011 (PPD).

Os testes dos produtos Anthelios XL Fluide FPS 70 (La Roche-Posay) e Solar Expertise Invisilight FPS 50 (L’Oréal Paris), que foram feitos nos laboratórios Dermscan, IEC France e Poland Dermscan, apresentam resultados absolutamente divergentes dos informados pela Proteste, conforme abaixo:

Resultados:
– Anthelios XL Fluide FPS 70
(testes realizados pelo Laboratório Dermscan):
FPS = 85,4
UVA: 44,5
– Solar Expertise Invisilight FPS 50
(testes realizados pelos Laboratórios IEC France e Poland Dermscan):
FPS = 58,9
UVA: 23,2

 

 

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO