W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Problemas de pele entre esportistas

Tênis apertados, peças de vestuário e até seu suor podem ser gatilhos para quadros de micoses, bolhas, hematomas e outras questões incômodas que atormentam corredores.

Por: Gabriella Albuquerque* - São Paulo - 29/06/2016
Compartilhe

shutterstock_222466243-resizedQuando iniciamos uma atividade física, seja ela qual for, nos preocupamos com as articulações, ossos e músculos e acabamos negligenciando o maior órgão do corpo humano: a pele. O perigo pode estar em qualquer lugar: nos calçados, nos shorts, nas roupas de banho e, até mesmo, no suor. Além, é claro, na exposição aos raios ultravioleta e aos agentes infecciosos.

Relacionamos os problemas de pele que podem surgir com a prática de determinados esportes e como podemos preveni-los. Lembrando que o tratamento para qualquer dermatose deve ser receitado por dermatologista credenciado pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Corrida com uso de calçados: tênis apertados e inapropriados podem causar bolhas, hematomas, nódulos na base plantar dos calcanhares e calosidades. Já o uso de meias úmidas propicia o surgimento de micoses. Escolher um calçado específico para sua pisada e manter cuidados como secar bem entre os dedos dos pés, limpar meias e tênis com desinfetantes e colocá-los no sol podem evitar o surgimento dessas condições.

Corrida com pés descalços/na areia: a larva migrans, ou bicho-geográfico, como é conhecido, é transmitida pela urina de gatos e cães. Elas são capazes de penetrar na pele humana por meio do contato com a areia contaminada. Quando o paciente adquire essa doença, pode ser visto a olho nu um trajeto linear na pele e há sensação de coceira intensa no local. No mercado, existe calçado específico para a prática de corrida na areia que evita o contato com a larva.

Musculação: a borracha presente em alguns equipamentos é um irritante primário e costuma causar dermatites por conta do atrito repetitivo, podendo causar vermelhidão, coceira e descamação. O uso de luvas durante a prática ou camisas de algodão podem evitar o contato.

Vôlei, futebol e basquete: Peças esportivas e calçados que obstruem os poros e retêm o suor predispõem a atleta ao desenvolvimento de fungos e da acne mecânica, sobretudo quando soma-se à equação o atrito repetitivo comum à prática esportiva. Essa forma de acne acomete mais a região das costas, face, couro cabeludo e região interna das coxas. Uma maneira de evitarmos é o uso de roupas de algodão ou material dry-fit. Atenção, os problemas também são comuns aos corredores!

Natação: a permanência por longo prazo com roupas de banho úmidas pode levar à chamada “foliculite de calção de banho”, uma infecção na região do biquíni (ou sunga) causada geralmente por bactérias. A prevenção deve ser feita pela retirada imediata da peça após seu uso, enxágue com água corrente e troca por roupa limpa e seca.

Para todas as modalidades de atividades físicas ao ar livre, o uso de protetor solar com proteção mínima de 30 é indispensável. Também é indicado o uso de bonés e óculos de sol.

A prática de esportes deve proporcionar o bem-estar, mas o risco de doenças dermatológicas não pode ser deixado de lado. Por isso, cuidados básicos de higiene pessoal, o uso de equipamentos adequados e limpos e a cautela na exposição prolongada ao sol reduzem, significativamente, a chance de esses problemas aparecerem.

*Gabriella Albuquerque é dermatologista do Hospital Central Aristarcho Pessoa, que pertence ao Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, e coordenadora do Departamento de Laser na Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro. Site: www.gabriellaalbuquerque.com.br

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO