W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Cuidados com o cabelo antes e durante a corrida

Rabo de cavalo, suor e exposição aos raios solares são fatores que podem causar problemas à saúde e à aparência dos fios. Aprenda a evitar a quebra, a queda e o ressecamento deles

Por: Daniela Lemes* - São Paulo - 22/09/2016
Compartilhe
cabelo corrida

Foto: Shutterstock

Você se preocupa com seus fios antes de correr? Saiba que é fundamental ter cuidados para evitar problemas como quebra, dermatite seborreica e ressecamento.

Quem treina ao ar livre deve aplicar um pouco de protetor solar capilar na extensão dos fios antes de sair de casa. É seu caso? Utilize também um boné para aumentar a proteção e evitar queimaduras no couro cabeludo, principalmente em pessoas que têm pouco cabelo, fios muito finos ou claros (naturais ou tingidos).

MAIS
Protetor solar é indispensável para as corredoras
Por que corredoras podem parecer mais velhas?
Problemas de pele entre esportistas

Rabo de cavalo
Fique atenta na hora de prender o cabelo, já que a tração intensa nos fios pode provocar alopecia (queda intensa em determinada região). O ideal é deixar o rabo firme, mas não superapertado, e fazer isso com os fios sempre secos. Se o corte for repicado, use grampos. Atenção: nunca faça o penteado com o cabelo molhado! Nesse estado, os fios ficam mais suscetíveis à fratura.

Lavagem
Você transpira muito durante os treinos? Se sim, lave os fios diariamente (com água morna ou fria) e aplique condicionador somente nas pontas. As donas de cabelo muito oleoso devem evitar ficar passando a mão nos fios ou penteando-os várias vezes ao dia. O excesso de oleosidade pode causar entupimento do folículo, dermatite seborreica (caspa) e, consequentemente, ocasionar queda.

Cuidados diários
Mais orientações para manter o cabelo saudável, forte, hidratado e com brilho: aplique xampu específico para o seu tipo; não mantenha o secador na temperatura mais quente nem muito perto da raiz; antes de usar a chapinha, espalhe um pouco de protetor térmico e evite deixar o aparelho por mais de três segundos na mesma parte da mecha. Também não se esqueça de incluir na dieta legumes, verduras, proteínas (carnes vermelha e branca) e frutas uma dieta equilibrada favorece a saúde dos fios.

Lembre-se que tratamentos mais agressivos com química podem gerar dermatite seborreica e quadros de queda. O uso de megahair também pode enfraquecer os fios e dificultar o crescimento. Nesses casos é fundamental procurar ajuda do dermatologista.

*Dra. Daniela Lemes é membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia, da American Academy of Dermatology e diretora médica da Daniela Lemes Dermatologia & Laser, no Rio de Janeiro.

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO