W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Corrida, suor e beleza

Os cuidados que você deve ter para que o exercício não conspire contra a sua vaidade

Por: Redação - São Paulo - 17/02/2016
Compartilhe
Foto: Thinkstock.

Foto: Thinkstock.

Quem corre precisa ter cuidados redobrados com o corpo para manter a boa aparência – por isso, a gente reforça tanto a importância de usar cosméticos específicos para quem pratica exercícios. “Afinal, beleza e higiene são fundamentais”, diz a dermatologista Edislene Viscardi, de Blumenau (SC). Aqui, ela lista os cuidados que toda corredora deve ter para não sacrificar cabelos, pele e pés.

Filtro solar, sempre!
Não tem jeito: ele continua sendo o principal produto para quem pratica exercício ao ar livre – independentemente da época do ano. O filtro deve ser usado a cada duas horas e o fator de proteção solar (FPS) tem que ser no mínimo 30, que bloqueia 97% dos raios solares. “O filtro também deve ter cor. Branca, por exemplo, forma uma película de proteção maior na pele, uma espécie de base, que age imediatamente após a aplicação”, reforça a médica. No rosto, prefira um filtro específico para essa região. “Os filtros para rosto são opacos, mais secos e escorrem menos”, completa Edislene. Também é bom colocar óculos de sol, para ajudar a evitar que o suor atinja os olhos, e usar um boné ou uma viseira.

Cabelos protegidos
O ideal, na hora de correr, é prender os fios e usar boné para garantir maior proteção contra os raios solares. “Use um prendedor de tecido e não um elástico, para não arrebentar os fios”, indica Edislene. Além disso, é legal recorrer a um produto que evita embaraço dos fios e tenha filtro solar. Assim que terminar a corrida, lave os cabelos com um xampu de pH equilibrado, utilizando água morna – nunca água quente, que aumenta a produção de sebo e deixa os fios oleosos. Na sequência, vai bem uma máscara de hidratação.

Suor sob controle
O problema não é transpirar demais, mas sim o suor causar um odor desagradável, conhecido como bromidose. Trata-se da decomposição do suor por bactérias e fungos que podem também causar dermatite. Nada, porém, que um bom desodorante não resolva. “Existem desodorantes com eficiência de 48 horas, mais indicados para corredores”, diz a dermatologista. Nas outras partes do corpo, como pés, ajuda, por exemplo, não usar o mesmo tênis em dois treinos seguidos.

Os pés merecem carinho
A dica aqui é aparar bem as unhas, para que não sejam danificadas por conta do atrito com o tênis, e usar sempre meias de algodão, que absorvem melhor o suor. Depois do treino, aposte em um creme para alívio de pés e pernas.

Nada de assaduras
“O atrito provocado pelo contato entre as coxas durante a corrida, principalmente as grossas, provoca assadura”, explica a especialista. O suor e o short molhado agravam ainda mais o problema. Para evitar o incômodo, nada melhor que usar um produto específico antiassaduras, de preferência, com ingredientes como Dpantenol, vitamina E e óleo de amêndoas. Vale aplicar na parte interna das coxas, nas axilas, nos mamilos e na virilha.

Obrigado por avaliar esta matéria.
93 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO