W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Como cuidar da pele antes e depois do treino

Preparamos um guia simples (e poderoso!) para minimizar os danos provocados pelo sol, vento e poluição

Por: Caroline Teixeira - São Paulo - 29/11/2016
Compartilhe

Shutterstock

Com este guia, você vai cuidar de sua pela da melhor forma e, assim, minimizar os impactos da prática de exercícios ao ar livre:

PARA QUEM CORRE DE MANHÃ

Antes do treino O ideal é lavar o rosto com um sabonete neutro ou específico para o seu tipo de pele. Isso porque os produtos que foram aplicados à noite devem ser removidos, já que em contato com o sol, podem manchar ou arder. Após lavar, aplique um hidratante e, em seguida, um protetor solar com FPS acima de 30 e proteção UVA — de preferência com resistência à água e ao suor.

Depois do treino Lave a pele novamente, hidrate e passe filtro solar. Antes ou após a corrida, prefira sempre protetores que possuem vitaminas e antioxidantes.

PARA QUEM CORRE À NOITE

Antes do treino Esse período também exige cuidados com a limpeza. É preciso, antes de tudo, tirar a maquiagem do dia e lavar o rosto com um sabonete específico. O uso do protetor solar é dispensável, mas não abra mão de um hidratante com propriedades antioxidantes.

Depois do treino Lave bem o rosto e, se tiver pele mais oleosa, utilize produtos com ácido salicílico. O hidratante vem logo em seguida. Corredoras com pele seca devem optar por produtos mais pesados. Para quem tem pele oleosa, o indicado são os mais leves, com absorção rápida.

Quem realiza tratamentos dermatológicos para rejuvenescer ou clarear a pele deve tomar mais cuidado e conversar com especialistas, pois os produtos normalmente são aplicados nesse horário.

MAIS 
50% dos protetores para o rosto são reprovados em teste
Correr com maquiagem está liberado, mas é preciso ter alguns cuidados    
A importância da corrida para a saúde da mulher

DESCUBRA SEU TIPO DE PELE
A dermatologista Denise Steiner elencou as principais características de cada tipo de pele para você descobrir qual é o seu.

Normal Tem superfície lisa e aveludada, com brilho normal e poros praticamente imperceptíveis. Crianças costumam ter esse tipo de pele.

Seca Em geral é opaca, sem brilho e desidratada. A falta de água da pele seca se intensifica pela falta de óleo, que tem a propriedade de evitar a sua evaporação. Os poros são diminuídos e muitas vezes ela descama. Esse tipo de pele também é pouco elástica, tem rugas finas e tendência ao envelhecimento precoce.

Mista É o tipo de pele mais comum entre as brasileiras, pois tem como característica a zona central (testa, nariz e queixo) de pele oleosa e as laterais de pele seca.

Oleosa Produz óleo excessivamente, o que confere mais brilho e provoca a abertura dos poros principalmente na zona central (testa, nariz e queixo). Em geral, tolera melhor as agressões e envelhece mais lentamente. Porém, é mais suscetível à seborréia e à acne.

Sensível Sua principal característica é ficar vermelha com facilidade. Fina e seca, parece estar sempre quente. Mudanças climáticas, ar-condicionado e cosméticos a afetam muito.

Fontes Daniela Lemes, diretora médica da clínica Daniela Lemes Dermatologia & Laser e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia; Denise Steiner, diretora da Sociedade Brasileira de Dermatologia e Flávia Addor, coordenadora do departamento de cosmiatria da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO