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Alongamento: antes ou depois dos treinos?

O momento vai de acordo com os objetivos de cada corredor

Por: Bruno Lopes - São Paulo - 28/01/2015
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alongamento

Foto: Thinkstock.

Importante tanto quanto os exercícios, mas muitas vezes não levado em consideração, o alongamento é de suma essência para quem pratica atividades físicas. Ter o hábito de executá-los pode evitar diversos tipos de lesão. A pergunta que fica é: antes ou depois dos treinos?

Para explicá-los melhor, o SUA CORRIDA entrevistou o treinador Henrique Batistela, da Lobo Assessoria Esportiva. “Antes de tudo, é necessário explicar que o alongamento é importante para melhorar a flexibilidade, possibilitando ao atleta uma melhor agilidade e elasticidade muscular, evitando as temidas lesões”, orienta.

Alongamento pré-treino/prova deve ser dinâmico e rápido e o depois dos exercícios deve ser mais relaxante, com o intuito de preparar o corpo para o resto do dia.

Para quem tem a intenção de ganhos na flexibilidade, deve-se alongar em períodos separados dos treinamentos – como ao final do dia – para se evitar o estresse excessivo da musculatura, que já estará fadigada.

Com o objetivo de melhorar as condições de contração muscular, Batistela citou três tipos de alongamento que podem ser aplicados.

Estático: mais recomendado na etapa inicial de uma periodização e para atletas novos, pela fato de ainda não ter conhecimento de sua flexibilidade, sendo mais intensa sua ação nos primeiros dez segundos.

Dinâmico: mais aplicado em pessoas mais treinadas, devido à dificuldade em controle de intensidade e movimento. Geralmente é mais motivante para os atletas.

Balístico: para atletas mais capacitados, envolve muita intensidade nos movimentos. Geralmente é executado na preparação para atividades mais explosivas.

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