W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Suco de melancia pode melhorar sua performance

Citrulina, aminoácido presente na fruta, pode ajudar a dar um gás na hora das provas longas

Por: Olavo Guerra - São Paulo - 08/07/2015
Compartilhe
suco-melancia

Foto: Thinkstock

Conseguir correr minutos, segundos ou milésimos mais rápido do que sua prova anterior é a vontade de 11 a cada 10 corredores, não é mesmo? Uma nova pesquisa aponta que o suco de melancia pode ajudar a dar um up na sua performance. Você acredita? Antes, vamos voltar para 2009. Um estudo feito pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, apontou o suco de beterraba como um excelente auxiliar dos corredores de longas distâncias. De acordo com a pesquisa, o ingrediente ativo da bebida era o nitrato – que era transformado em nitrito e, depois, em óxido nítrico, dando um gás a mais para o atleta.

VEJA MAIS:
Suco que emagrece: delícia de canela

Suco à prova de cãibra
Sucos detox: top 5

Com essa informação, os cientistas trabalharam para mostrar novas formas de se obter o óxido nítrico. Nosso corpo produz essa composição a partir de um aminoácido chamado arginina. O problema é que quando esse aminoácido é ingerido via oral, boa parte é quebrado pelas bactérias do intestino e do fígado. Apenas 1% acaba sendo transformado em óxido nítrico.

Para isso, realizaram uma nova pesquisa em que deram para 10 voluntários suplementos com arginina, citrulina (produto da conversão da arginina em óxido nítrico que, quando reciclado, se transforma novamente em arginina e presente na melancia) e um placebo. A grande vantagem da citrulina é que consegue passar pelo intestino e pelo fígado sem ser afetada.

Os 10 participantes tomaram cada um dos itens por três semanas. No sexto e no sétimo dia de cada semana, eles realizavam testes de exercícios. O resultado foi que a citrulina melhorou a pressão sanguínea – exatamente como o suco de beterraba – e melhorou o desempenho dos atletas em exercícios pesados, mas com um período de duração de 10 minutos.

Um litro de suco de melancia contém 2,33 g de citrulina. Segundo os autores do estudo, seria necessário 2,5 litros de suco para você obter os 6 g que os participantes da pesquisa tomaram. Certamente, você terá o gás a mais que precisa, mas as paradas para o xixi atrapalhariam, não acha?

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO