W RUN THE FINISHER NUTRIÇÃO TREINO SABER VIVER PRODUTOS VÍDEOS FOTOS CALENDÁRIO BLOGS FÔLEGO

CONTEÚDO EXCLUSIVO

Insira seu email abaixo e clique em "Enviar". Você receberá sua senha no email indicado.
Email:

Entre com o seu cadastro do Sua Corrida.

Email:
Senha:
OU

Ainda não é usuário do nosso conteúdo exclusivo?

Sódio: aliado ou vilão do atleta?

Veja os prós e contras deste mineral para a saúde de quem pratica atividades físicas

Por: Lucas Vivo - São Paulo - 06/05/2015
Compartilhe
sodio

Foto: Thinkstock.

São inúmeros os problemas apontados pelos especialistas relacionados ao consumo de sódio. Contudo, ele também pode ser um aliado quando usado corretamente, principalmente por praticantes de atividade física.

O mineral, encontrado em vários tipos de alimentos é o principal componente do sal de cozinha e tem um papel importante no organismo. Segundo o Ricardo Zanuto, doutor e mestre em Fisiologia Humana e Biofísica pelo ICB-USP, o sódio é essencial para a saúde. “Ele tem alguns papéis importantes como regular o volume plasmático e atuar na condução dos impulsos nervosos e na contração muscular”, explica.

As consequências negativas estão no consumo excessivo do mineral, que, às vezes, está mascarado em meio a outros ingredientes dos alimentos. “A maior parte do sódio que as pessoas consomem não está nos alimentos preparados em casa, como o arroz e feijão; mas sim escondido nos alimentos processados ou até mesmo nos preparados nos restaurantes”, aponta o doutor. Os principais problemas causados pela ingestão de altas quantidades de sódio são a hipertensão e o agravamento de problemas cardiovasculares.

Quando se é um atleta, no entanto, o sódio pode ter influências muito positivas na hora do treino, principalmente para quem pratica provas longas, como corredores, que precisam estar bem hidratados. “Ele é o responsável pelo controle hídrico durante as atividades físicas e pela manutenção do potencial elétrico da membrana celular. Por isso, é comum esses atletas tomarem isotônicos, bebida rica em sódio, durante as competições”, finaliza Zanuto.

Assim como o excesso, a deficiência de sódio também pode causar problemas gravíssimos, como a desidratação, cãibras, náuseas e dores de cabeça.

Obrigado por avaliar esta matéria.
11 pessoas deram uma medalha para esta matéria.
Esta matéria merece uma medalha?
Compartilhe

MATÉRIAS relacionadas

NOSSOS BLOGS

TAGS
NEWSLETTER
EVENTOS
próximo evento VENUS 15K RJ 09 DE OUTUBRO